A milenar Lituânia celebra hoje sua independência, ressalta em comentário Solange Silberschlag

Em 11 de março de 1990, a Lituânia foi a primeira república báltica a se desligar da União Soviética. Este dia funciona como uma ponte que conecta duas Lituânias – a antiga nascida em 1253 e a mais recente que restaurou a independência em 1990. Em 1918, que a Lituânia declarou a sua independência do Império Russo, através da assinatura do Ato de Independência da Lituânia terminando, assim, os 120 anos da ocupação russa. 

Mais tarde, a Lituânia foi ocupada pela União Soviética, em 1940. O país só viria a ganhar a sua independência de novo a 11 de março de 1990. O povo descendente de tribos guerreiras que conseguiu deter a expansão germânica na Idade Média. Entre os séculos 14 e 16, a Lituânia tornou-se um dos países mais poderosos do Leste Europeu.

Acompanhe o comentário de venâncio-airense Solange Silberschlag, que está na cidade de Vilnius, a capital da Lituânia, outros detalhes do país europeu. Ela fala toda sexta-feira dentro do 105, programa que vai ao ar das 18 às 19h de segunda a sexta.

Últimas notícias

Podcasts