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Prefeitura inaugura sala de oficinas do Caps II nesta quinta-feira

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Com o objetivo de incentivar as atividades do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) II e de proporcionar conforto aos usuários, a Prefeitura de Venâncio Aires inaugura, nesta quinta-feira, 18, a sala de oficinas da unidade. O espaço de 12 metros de comprimento abrigará as aulas de artesanato para os pacientes e será entregue oficialmente em cerimônia marcada para as 15h.

No sistema, além de atendimento médico, são ofertadas oficinas de música, conto, reciclagem e artesanato, como tricô, crochê, bordados e trabalhos em mdf e madeira, que são conduzidas pela Associação dos Usuários, Familiares e Amigos do Caps Reviver. A entidade, que dependia de locais alugados ou cedidos pela administração municipal, necessitava de um espaço adequado e próximo ao Caps II para a realização das atividades.

Com isso, a Prefeitura atendeu o pedido e encaminhou o projeto de ampliação do Caps II. A construção teve o investimento total de R$ 102.155,54, sendo R$ 60 mil de emenda impositiva do secretário Ricardo Landim (PL), na época vereador, e o restante de recursos próprios da Prefeitura. De acordo com o secretário de Saúde, Tiago Quintana, a obra se fez necessária em razão da importância do serviço aos cerca de 40 pacientes que sofrem de problemas psíquicos e de transtornos mentais e que são atendidos pela maior unidade da rede no município.

Os itens produzidos nas oficinas são comercializados pela Associação, que promove confraternizações, excursões e passeios. A entidade está em atuação há 17 anos no município e é a mais antiga do tipo no Rio Grande do Sul. Conforme a colaboradora do grupo, Eliane Teresinha Pereira, as atividades trabalham a socialização e a autoestima dos pacientes.

“Eles gostam de ajudar e de fazer as oficinas. E essa é uma forma deles recuperarem as habilidades e de expressarem os sentimentos, além de auxiliar no convívio social e na autoestima. Há usuários que nunca viajaram, e a gente consegue oportunizar essas vivências, claro, sempre com acompanhamento de profissionais.” (Fonte: AI Prefeitura)

Gabriel Dettenborn de Mello assume Secretaria de Saúde de Vale Verde

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O vereador Gabriel Dettenborn de Mello (MDB), assumiu na manhã desta terça-feira, 16, a Secretaria da Saúde de Vale Verde, a qual era comandada pelo vereador Frederico Toillier (PDT), que retorna â Câmara de Vereadores.

Segundo o prefeito Carlos Gustavo Schuch, o convite ao vereador Gabriel Mello se deu devido ao pedido de exoneração do então secretário Frederico Toillier, que quer retornar ao Legislativo Municipal. “Acreditamos no potencial do jovem vereador Gabriel Mello, e por isso, ele comandará a pasta da saúde a partir de hoje, sendo que ele terá nosso total respaldo e confiança”, destacou o prefeito.

O novo secretário disse que fará tudo que tiver ao seu alcance para atender a população da melhor forma possível dentro das possibilidades que a secretaria pode oferecer. “Vou estar junto à secretaria em tempo integral, recepcionando os munícipes, e atuando com a equipe da saúde, no sentido de estarmos sempre em sintonia, e focados no que mais importa, o bom atendimento e a resolução das demandas dos pacientes”, afirmou Mello. (Fonte: AI Prefeitura)

Henrique Medeiros: “A humanidade precisa vencer o individualismo para perpetuar a existência”

Como conduzir a humanidade para um mundo sustentável, socialmente justo e economicamente viável? O que é necessário para dar início a uma nova jornada, onde caos e ordem estejam equilibrados? As respostas para essas importantes perguntas são entregues pelo especialista em gestão e psicanalista Henrique Medeiros no livro Células Sociais Caórdicas – O Caminho Para Um Novo Mundo. A narrativa apresenta formas para transformar a maneira arrogante e gananciosa como a sociedade vive atualmente.

Formado em Tecnologia da Informação, com MBA em Gestão Empresarial e especialização em psicanálise clínica, o autor tem experiência em grandes corporações, onde observou e acompanhou a atuação de lideranças por mais de 25 anos. Para ele, líderes comprometidos com a vida das pessoas, capazes de convergir diferentes pensamentos em torno de objetivos comuns entre a sociedade e as instituições são fundamentais na construção das células caórdicas – sistema que imita a forma solidária como o corpo humano funciona, em que cada unidade celular distribui equitativamente as substâncias necessárias, sem deixar o organismo colapsar.

O conceito “Caórdico” foi criado pelo fundador da empresa de serviços financeiros Visa, Dee Hock, e significa que caos e ordem podem coexistir harmonicamente. No entanto, a sociedade está longe disso e o resultado, sustenta o Medeiros, é uma enorme confusão dentro das organizações. Como consultor que atua na formação de líderes, times de alto desempenho e reestruturação organizacional, ele observa uma gigantesca massa de colaboradores estressados, operando em desacordo com o que desejam, insatisfeitos com o trabalho, sem voz e muito menos poder de decisão sobre os destinos dos lugares onde estão inseridos. Em resumo, o ambiente organizacional reflete a desordem que o planeta experimenta.

A obra detalha os passos para a implementação dos 17 objetivos e 169 metas de desenvolvimento sustentável da ONU, um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Os pilares apontados por Medeiros para a implantação desse sistema são o Querer, a Liderança, o Propósito e a Autocorreção. Este último trata da revisão permanente do propósito, planejamento e atuação da Célula.

Para o psicanalista, não há nada, senão a própria vontade, que impeça a humanidade de criar um mundo de Células Sociais Caórdicas e experimentar uma indescritível satisfação de viver um propósito maior, no qual a cooperação e transformação entre líderes e colaboradores são imperativos para que a sociedade evolua. “Somente dessa forma as pessoas terão um sentido global de existência que vença o individualismo e onde o conhecimento adquirido corresponda à prática”, pontua.

Ouça a entrevista do autor no podcast A Voz do Empreendedor

Cresol Cooperar completa 20 anos de história

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Uma história de sucesso se constrói com pessoas que acreditam, lutam e oferecem o seu suor por um propósito, um objetivo em comum. A Cresol Cooperar foi construída por pessoas assim, empenhadas em buscar melhores opções e soluções financeiras, inicialmente ao público da agricultura familiar, que vislumbrava seu espaço e o seu desenvolvimento.

Prestes a comemorar 20 anos de agência em Humaitá (RS), que por ser a mais velha dentre as 13 unidades da Cresol Cooperar marca também o aniversário da Cooperativa, iniciaram na sexta-feira, 12 de maio, os eventos comemorativos ao aniversário.

O primeiro evento foi o jantar comemorativo em que a Cresol reuniu os 30 sócios-fundadores da Cooperativa, suas famílias ou representantes, para demonstrar sua gratidão por todo empenho e dedicação há 20 anos. Na oportunidade, os presentes puderam relembrar um pouco da história por meio de um breve documentário em vídeo, finalizando com a entrega de um presente que carrega o selo de sócio fundador da Cresol Cooperar.

A constituição da cooperativa, para o presidente da Cresol Cooperar, Silvano Klassen, representou a realização do sonho da comunidade em ter uma cooperativa financeira. “Ao comemorar nossos 20 anos, só temos a agradecer nossos sócios-fundadores que apostaram no sonho de ter uma cooperativa para atender as necessidades da comunidade e promover o desenvolvimento saudável dos cooperados, criando oportunidades de crescimento e fortalecimento do nosso sistema”, agradece Klassen.

Outros eventos farão parte do calendário de comemoração da Cooperativa e devem acontecer durante o ano. O objetivo é agradecer pela aceitação e parceria da comunidade humaitense, que aderiu ao cooperativismo e faz com que a Cresol, junto a seus cooperados, se desenvolva diariamente.

Nossa História

Os anos de 2003 e 2004 foram decisivos à Cresol Cooperar. No dia 04 de abril de 2003, após muito estudo e pesquisa, foi realizada uma Assembleia de Constituição e enviada a solicitação de autorização ao Banco Central. No dia 04 de novembro de 2003, o retorno positivo do Banco Central para constituir a cooperativa fez com que os trabalhos oficiais iniciassem, para que em 10 de janeiro de 2004 a agência Cresol de Humaitá fosse inaugurada, junto ao prédio do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar.

Hoje a Cresol Cooperar conta com 14.800 cooperados e com 13 agências de relacionamento nos municípios gaúchos: Boa Vista do Buricá, Candelária, Crissiumal, Esperança do Sul, Horizontina, Humaitá, Nova Candelária, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, São Martinho, Sede Nova, Tiradentes do Sul e Venâncio Aires. (Fonte: AI Cresol)

Rodovias em destaque na primeira edição do ano do projeto Gente & Negócios

Foi realizada na noite desta terça-feira, 16, a primeira edição do ano do painel Gente & Negócios. A iniciativa da Folha do Mate e Terra FM foi transmitida ao vivo da sede social do Posto Chama.

O debate teve como painelistas convidados o secretário adjunto de Parcerias e Concessões do Rio Grande do Sul, Gabriel Ribeiro Fajardo, e o diretor-geral da Concessionária Rota de Santa Maria, Leandro Conterato, que debateram sobre ‘Infraestrutura viária e a duplicação das RSCs 287 e 453’. A mediação foi da jornalista Letícia Wacholz.

Na oportunidade, Conterato destacou o cronograma de obras da duplicação da RSC-287 e a importância das demandas serem levadas pelos municípios até a Rota de Santa Maria para que as modificações possam ser estudadas. “A visão que temos que ter é o futuro, é uma rodovia duplicada e que atenda as demandas da região. Todas as solicitações enviadas serão tecnicamente avaliadas”, destacou.

Fajardo deu ênfase ao trabalho em conjunto da Secretaria com o Grupo Sacyr com o intuito colaborativo e também de fiscalização das normas previstas em contrato. “Estamos engajados em fazer essa parceria dar certo. Ajudar a Rota de Santa Maria, estar acompanhando o contrato com o devido rigor que ele merece”, salientou.

O painel Gente & Negócios tem o patrocínio da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e Prefeitura de Venâncio Aires. Os apoiadores são Marasca, Boi Gaúcho, Condusvale, CTA Continental, GRA Máquinas, Caciva, Sicredi e Blumen Garten.

Confira a primeira edição do Painel Gente & Negócios de 2023 na íntegra:

“Equipe mostra progresso, contudo, pressão pela busca de resultados tem atrapalhado”, diz Carlão sobre o Guarani

Em comentário desta semana para o Folha 105, Carlos Roberto de Oliveira diz que o time do Guarani vem mostrando progresso em campo, porém, a pressão na busca de resultados tem atrapalhado a equipe do Rubro-negro. O time foi derrotado no jogo contra o Grêmio de Bagé, em compromisso pela divisão de acesso.

No sábado, o time de Venâncio Aires joga em casa, no Estádio Edmundo Feix, contra o São Gabriel.

“Ganhar seria uma retomada de ações com mais tranquilidade pra ir se afastando da última posição da tabela”, disse o comentarista.

Já a Assoeva, em jogo pela Liga Nacional de Futsal, empatou com o São Lorenço (SC). “Esperávamos os três pontos por levar em conta a atuação contagiante no jogo anterior, no clássico contra a ACBF”, comenta Carlão.

Neste domingo, 21, a Assoeva joga em casa, no Poliesportivo, às 14h, contra o Blumenau.

Em entrevista à Terra FM, garis de Venâncio relatam os desafios da profissão

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Hoje, 16 de maio, é comemorado o Dia do Gari em todo o país. Como forma de homenagear os profissionais que são responsáveis pela limpeza da nossa cidade, o programa Terra em Uma Hora desta terça-feira destacou a importância do trabalho dos garis. Participaram da entrevista o gerente operacional da Terra Ciclo, Paulo Roberto Lopes, e os garis Dgeison Evandro Schwendler e Luis Fernando Lopes.

Atualmente a empresa, que é responsável pela coleta seletiva em Venâncio Aires, conta com a atuação de 16 garis, divididos em oito equipes. O gerente, que atua no ramo há 24 anos, destacou que neste período aumentou cerca de 30 toneladas de lixo recolhidas por dia. Ele ainda salientou que o trabalho de recolhimento de lixo só é visto quando não é realizado.

O gerente ainda conta que quem vive o dia a dia do recolhimento de resíduos sabe a dificuldade que os garis encontram. “O lixo é uma caixinha de surpresas”, disse Paulo. Durante a entrevista ele também fez um apelo à comunidade para que ajude e respeite os colaboradores da empresa, que são os coletores de resíduos.

Para o gari Luis Fernando Lopes, que exerce a profissão há 24 anos, destacou que a maior dificuldade no dia a dia são os cachorros soltos que acoam e atacam os trabalhadores e os vidros descartados de forma incorreta.

Já o gari Dgeison Evandro Schwendler explicou que o ideal é acondicionar os vidros em litrão, caixinha de leite ou papelão com identificação. Os dois ressaltaram a felicidade em realizar o trabalho e também pelo reconhecimento pela data. “Tenho muito orgulho de estar aqui, feliz com esse momento”, disse Schwendler.

“Primeira vez que nosso serviço está sendo reconhecido”
Luis Fernando Lopes
Gari

Curiosidade

O termo “gari” surgiu em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, que ficou conhecido por ser o fundador da primeira empresa de coleta de lixo nas ruas do Rio de Janeiro, em 1976.

Portal da Prefeitura recebe selo diamante de transparência pública

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O site da Prefeitura de Venâncio Aires conta, desde a última quarta-feira, 10, com o selo diamante de transparência pública. A autenticação foi emitida pelo Radar Nacional, considerado o maior repositório de informações do tipo no Brasil. O portal do município está entre os 12 sites de administrações municipais mais transparentes do Rio Grande do Sul.

O portal da transparência disponibiliza de forma clara e organizada as informações da execução orçamentária da Prefeitura. Para a ferramenta receber o selo foram analisados os itens como licitações, contratos, arrecadação, gastos, salários de servidores e diárias, entre outras questões. O estudo apontou que o site apresenta 100% dos critérios essenciais atendidos e nível de transparência acima de 95%.

“O selo diamante representa o fruto de todo o trabalho realizado pela Prefeitura, especialmente os setores de Controle Interno e Tecnologia da Informação (TI), que se dedicam todos anos para manter o nosso portal transparente e atualizado. Essa também é uma prova do nosso compromisso com o dinheiro municipal e com a comunidade”, destacou o prefeito Jarbas da Rosa.

O trabalho para atender as exigências do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) é feito pela Coordenadoria de Controle Interno e pelo setor de Tecnologia da Informação (TI). Anualmente, a Prefeitura realiza auditoria para analisar o portal da transparência do município. Na oportunidade é verificado se o sistema continua atendendo os requisitos legais e se é atualizado constantemente. (Fonte: AI Prefeitura)

Ficha de inscrição para escolha das soberanas da 17ª Fenachim é disponibilizada no site da Prefeitura

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As jovens que desejam concorrer aos títulos de rainha e princesas da 17ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) já podem acessar o regulamento e a ficha de inscrição pelo site da Prefeitura. As inscrições para o concurso de escolha das novas soberanas foram abertas na segunda-feira, 15, e se estendem até o dia 12 de julho.

Os documentos obrigatórios, como a ficha de inscrição e os termos de cessão de uso de imagem, de responsabilidade e de autorização das entidades representadas, devem ser entregues na Secretaria de Cultura e Esportes, localizada na rua Osvaldo Aranha, no prédio do Núcleo de Cultura de Venâncio Aires (Nucva), das 8h às 12h e das 13h30min às 16h30min.

As candidatas que sucederão a rainha Veridiana Röhsler e as princesas Alexandra Keller e Lavínia Giehl precisam ter entre 18 e 30 anos, residir, no mínimo, há dois anos em Venâncio Aires, ter formação no ensino médio e representar até três entidades. Nesta edição o regulamento permite a participação de mães e casadas.

Durante o concurso as candidatas passarão por um processo de avaliação composto por seis etapas. Os testes de pesos 10% e 20% compreendem prova escrita, redação, compromissos sociais, mateada, entrevista individual, coquetel e desfile. O coordenador da escolha, Sandro Kroth, salienta o que considera imprescindível às soberanas. “O trio deve ter mulheres comunicativas, simpáticas e responsáveis, mas, acima de tudo, mulheres que admiram a nossa festa e o nosso município”, destacou.

O evento de escolha da nova corte está agendado para ocorrer no dia 11 de novembro, no Parque Municipal do Chimarrão. As eleitas serão representantes oficiais do município nos compromissos antes, durante e depois da Festa com Sabor do Rio Grande, até a eleição das sucessoras. A 17ª Fenachim está marcada para ocorrer de 1º a 5 e de 9 a 12 de maio de 2024.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Venâncio

Grupo Sacyr apresenta três estruturas novas visando a duplicação da RSC-287

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Representantes da impressa regional tiveram a oportunidade de conhecer, em primeira mão, nesta terça-feira, 16, três novas estruturas do Grupo Sacyr, do qual a Concessionária Rota de Santa Maria faz parte. Além desses espaços serem utilizados para a produção de materiais usados nos reparos que já são feitos na RSC-287, eles visam a obra de duplicação da rodovia.

Durante a manhã, o grupo visitou a usina de britagem e asfalto, localizada em Linha Andréas, no interior de Vera Cruz; a usina de pré-moldados e concreto; e a obra do laboratório junto ao escritório administrativo, essas duas últimas situadas em Santa Cruz do Sul.

Na visita, os representantes do Grupo Sacyr explicaram que essas estruturas envolvem uma etapa da obra de duplicação da RSC-287 que não costuma ser vista pelos usuários, mas é de extrema importância para o processo.

Segundo o diretor-geral da Rota de Santa Maria, Leandro Conterato, com essas estruturas será possível atender a demanda de produção de materiais necessários tanto para os serviços de reparos no pavimento quanto para a obra de duplicação, mesmo quando isso acontecer simultaneamente.

Além disso, ele destacou que essas iniciativas são realizadas para que a empresa consiga alcançar os objetivos de assegurar qualidade e aumentar a confiabilidade de todo material que será utilizado para a realização das duas frentes.

“Isso nos garante ter o controle de todo o processo e a parte tecnológica muito detalhada. Também utilizamos um material de melhor qualidade, que tenha uma vida útil mais longa, o que nos garante mais durabilidade e a diminuição da manutenção lá na frente”, salientou. No momento, a Rota de Santa Maria trabalha na elaboração do anteprojeto, com o cronograma definitivo da obra, que será apresentado ao Estado.