Responsabilidade ambiental: afinal, por onde começar?

Realizada na quinta-feira, 15, na cantina da CTA, a segunda edição do painel Gente & Negócios, uma iniciativa da Folha do Mate e Rádio Terra FM 105.1, destacou a temática ‘Responsabilidade Ambiental: por onde começar?’. Os painelistas foram o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, e a engenheira ambiental e coordenadora do curso de Agronomia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Priscila Mariani.

Durante o debate, que foi mediado pela jornalista Letícia Wacholz, foi falado sobre a importância da educação ambiental para a formação de indivíduos preocupados com as causas ambientais. “A educação é muito importante. Muitas vezes, na escola, a criança aprende algo que traz uma mudança total para todos os membros da família”, salientou Priscila. A professora acrescentou sobre a importância de não esperar por alternativas e soluções do Poder Público, já que é possível encontrar ações mais efetivas se cada um fizer a sua parte. Ela citou ainda sobre o potencial do ramo empresarial em liderar ações de conscientização que vão além da empresa, mas que envolvam toda a comunidade.

Jarbas da Rosa falou sobre a importância de propor discussões de soluções para a mudança de mentalidade das pessoas e incentivo à responsabilidade ambiental. “Só com o envolvimento de entidades, de todas as pessoas, podemos discutir e evoluir neste assunto. Podemos estar trazendo discussões do que podemos melhorar nos próximos anos”, acrescentou o prefeito.

Jarbas reforçou ainda algumas medidas que já são realizadas pelo Poder Público e contribuem para a preservação ambiental, como o projeto que distribuiu mais de 2 mil composteiras domésticas para a população, o que contribuiu para uma redução de quase 5% nos resíduos sólidos do município, na comparação com 2021. Está em andamento também a implantação de 20 biodigestores nas escolas municipais. “É um trabalho a longo prazo, precisamos mudar a consciência de toda uma geração, um trabalho que precisa ter continuidade”, observou.

O painel Gente & Negócios tem o patrocínio da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e Prefeitura de Venâncio Aires. Os apoiadores são Marasca, Boi Gaúcho, Condusvale, CTA Continental, GRA Máquinas, Caciva, Sicredi e Blumen Garten.

CTA Continental lidera novas ações de preservação ambiental

A segunda edição do painel Gente & Negócios foi realizada na cantina da CTA Continental Tabacos, empresa que completou 29 anos de atuação na última quarta-feira, 14. Durante o painel, Priscila Mariani divulgou um trabalho que será feito em parceria da Unisc com a empresa CTA Continental, onde será realizado um diagnóstico de toda a extensão da bacia do arroio Castelhano.
Neste sentido, serão consideradas questões de quantidade e qualidade da água, além de conservação do solo, com análise dos impactos causados diretos aos produtores. “Vamos diagnosticar os pontos críticos e a partir disso definir as prioridades para que sejam realizadas as intervenções técnicas necessárias”, citou.
O prefeito Jarbas da Rosa reforçou a importância de iniciativas como essa. “São medidas complementares que vão se somar ao projeto Nascentes. Ficamos muito felizes com iniciativas como essa porque vai nos oportunizar um planejamento estratégico sobre o futuro do arroio Castelhano. São questões ambientais, sociais e econômicas”, reforçou.
Eduardo Renner, CEO da CTA Continental Tabacos, destacou a importância da discussão sobre o meio ambiente e acredita que a conscientização e ações práticas devem começar dentro de casa, entre as famílias. “Seguimos protocolos do ESG na empresa e queremos ir além. Queremos mostrar para a sociedade trabalhos que são de suma importância para a comunidade como um todo”, disse.
Renner salientou um projeto que já vem sendo feito no arroio Castelhano, no qual a tabacaleira financia a recuperação de 10 nascentes. Com essa parceria com a Unisc, os trabalhos devem contemplar também iniciativas para que não se analise somente a água, mas sim todo o entorno do arroio, com análise sobre preservação do solo, além da qualidade e volume da água.

Sequência no PSA

A proposta de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) em Venâncio Aires terá sequência nos próximos dias. Segundo o gerente local da Corsan, Ilmor Dörr, haverá um anúncio no dia 27 de junho, às 16h, na Prefeitura, sobre avanço no projeto com as primeiras 25 propriedades.
A PSA é considerada uma estratégia importante para garantir a proteção de nascentes do arroio Castelhano e recomposição da mata ciliar. Ainda em 2021, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) começou a executar um projeto-piloto da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) de diagnóstico da sub-bacia do Castelhano.
Por meio do PSA, os agricultores receberão um valor pela proteção de uma área próxima a uma nascente. O objetivo é de que ela seja cercada e que haja o plantio de árvores nativas, quando necessário, a fim de restabelecer o ambiente natural e apropriado para a fonte de água. Como essa área deixa de ser utilizada para lavouras ou criação de animais, o PSA é uma forma de recompensar os produtores.

Últimas notícias

Podcasts