Copa do Mundo Feminina começa nesta quinta-feira; Brasil estreia na segunda

Vai começar o maior evento de futebol feminino do planeta. O estádio Eden Park, na Nova Zelândia, sedia a cerimônia de abertura da Copa do Mundo Feminina e também o primeiro jogo da competição nesta quinta-feira, 20. As festividades iniciam às 4h (horário de Brasília), com partida entre Nova Zelândia e Noruega. Austrália e Nova Zelândia são anfitriãs desta que é a 9ª edição da Copa do Mundo FIFA Feminina.

A seleção brasileira entra em campo na próxima segunda-feira, 24, às 8h, pelo horário de Brasília, quando enfrenta o Panamá. A final da Copa está prevista para o dia 20 de agosto.
Nesta Copa, a atleta Mônica Hickmann Alves é a única gaúcha chamada pela técnica Pia Sundhage. A zagueira vai para seu terceiro Mundial, de forma consecutiva.

As brasileiras também vão jogar contra a França, no dia 29, às 7h, e contra a Jamaica, às 7h, no dia 2 de agosto, em busca da classificação. Avançando de fase, a seleção volta a jogar no dia 8 de agosto.

A evolução do torneio

Conforme divulgado no portal da Fifa, a Copa do Mundo Feminina de 2023 vai contar com 32 seleções pela primeira vez na história. Em 1991, o torneio foi criado com 12 times na disputa. Em 1999, nos Estados Unidos, o número subiu para 16. Já na edição de 2015, no Canadá, foram 24 times para campo.

As 32 seleções classificadas são: África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Colômbia, Coreia do Sul, Costa Rica, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Filipinas, França, Haiti, Holanda, Inglaterra, Itália, Jamaica, Japão, Marrocos, Nigéria, Noruega, Nova Zelândia, Panamá, Portugal, Suécia, Vietnã e Zâmbia.

A seleção dos Estados Unidos, que é a atual campeã, já levou quatro títulos, Alemanha dois, Noruega um e Japão também um.

*Com informações do site oficial da Fifa

Últimas notícias

Podcasts