Com Claidir presidente, governistas protocolam chapa à Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Venâncio

Por Carlos Dickow

A base governista da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires já tem chapa montada e protocolada para a disputa da eleição que vai definir a composição da Mesa Diretora para 2024. Nesta quinta-feira, 7, a candidata a presidente, Claidir Kerkhoff Trindade (União Brasil), reuniu todos os componentes e oficializou o que já era esperado. Nelsoir Battisti (PSD) é o vice-presidente, César Garcia (PDT) o primeiro secretário e Gilberto dos Santos (MDB) o segundo secretário. A vitória na eleição deve ser confirmada com os votos dos outros quatro vereadores de situação: Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT), Luciana Scheibler (PDT), Gerson Ruppenthal (PDT) e Jerri Adriano Santos (Republicanos), completando oito votos.

A eleição para a Mesa Diretora está marcada para o dia 18 de dezembro, data da última sessão deste ano. Se for realizada como nos outros anos, deve ser o primeiro ato dos trabalhos, antes do início da sessão ordinária. Se a vitória da chapa encabeçada por Claidir se confirmar, estará cumprido em sua integralidade o ‘acordão’, firmado no começo da atual legislatura, entre vereadores de situação. Em 2021, Tiago Quintana (PDT) foi presidente e, em 2022, Benildo Soares (Republicanos) liderou a Casa do Povo. Neste ano, Gerson Ruppenthal (PDT) é o comandante. Claidir é vice e Garcia e Soares são os dois secretários da Mesa.

Oposição

Embora tenha conhecimento de que uma reversão de cenário é praticamente impossível, a oposição também vai apresentar uma chapa para a Mesa Diretora. No entanto, ainda não está definido quais serão os componentes da nominata. Integram a bancada de oposição ao governo Renato Gollmann, Ezequiel Stahl, André Kaufmann, Diego Wolschick e Clécio Espíndola, o Galo, todos eles do PTB, e Sandra Wagner e Eligio Weschenfelder, o Muchila, ambos do PSB. Depois da sessão do dia 18, a Câmara de Vereadores terá expediente até quarta-feira, 20. O recesso começa no dia 21 e somente no dia 2 de janeiro de 2024 os trabalhos serão retomados. Neste período, convocações poder ocorrer de forma extraordinária.

Últimas notícias

Podcasts