Chegam em Venâncio doses pediátricas da vacina contra a Covid; aplicação começa na quarta

Exatamente um ano depois da aplicação da primeira dose da vacina contra Covid-19 em Venâncio Aires, em 19 de janeiro de 2021, o Município inicia na próxima quarta-feira, 19, a imunização de crianças entre 5 e 11 anos. Com a confirmação de chegada das primeiras 300 doses da vacina pediátrica da Pfizer ao Município, a imunização inicia para a faixa etária com alguma comorbidade, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30, no Posto de Saúde Central.

Além de documento de identificação da criança e cartão SUS, será necessário apresentar nesta etapa um laudo médico ou exame comprobatório que indique a situação de comorbidade ou deficiência da criança. Além de deficiências graves permanentes, são consideradas comorbidades aptas para vacinação a diabetes mellitus e doenças metabólicas hereditárias; doenças pulmonares crônicas (asma grave, fibrose cística, fibroses pulmonares, broncodisplasias); cardiopatias congênitas e adquiridas; doença hepática crônica; doença renal crônica; doenças neurológicas crônicas (paralisia cerebral, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular; deficiência neurológica grave); imunossupressão congênita ou adquirida (incluindo HIV/Aids, câncer, transplantados de órgãos sólidos e medula óssea e pacientes em uso de terapia imunossupressora); hemoglobinopatias; obesidade grave e Síndrome de Down.

Com protocolos diferenciados para vacinação de crianças, o secretário de Saúde de Venâncio Aires, Tiago Quintana, explica que as duas salas de vacinação do Posto de Saúde Central estarão destinadas à imunização pediátrica, que deve ser realizada com toda a calma e com espaço de 20 minutos após aplicação da dose para observação. “Sabemos que é um momento diferente e estamos nos organizando para isso. Será uma vacinação mais demorada, que exige outro tipo de atendimento para as nossas crianças, e assim será”, destaca o secretário.

Com feriado municipal na quinta-feira, 20, a Secretaria de Saúde reservou a quarta-feira, 19 e sexta-feira, 21, para aplicação das primeiras doses e aguarda novas vacinas e orientações estadual para seguir com a imunização para as crianças sem comorbidades.

Em áudio

Acompanhe a entrevista sobre o tema que o secretário municipal da Saúde, Tiago Quintana, concedeu hoje, às 12h ao programa Terra em Uma Hora:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Podcasts