Secretaria de Desenvolvimento Social encaminha Carteira de Identificação da Pessoa com Autismo

Venâncio Aires passa a ter mais um ponto para encaminhamento da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). Além da Associação de Pai e Amigos do Excepcionais (Apae) e a Associação Esperança Azul, a Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social, também passa a oferecer o atendimento que ainda é possibilitado de forma on-line pelo site. “Credenciamos a secretaria como ponto para encaminhamento do serviço, por ser um ponto central do município, buscando ampliar as possibilidades para as famílias interessadas, já que o documento assegura prioridade de atendimento em serviços públicos”, destaca o secretário, Ricardo Landim. “Além de encaminharmos, também seremos o ponto para que as pessoas façam a retirada do documento assim que a Faders enviar e podemos prestar algumas orientações sobre o documento”, destaca a responsável pelo serviço, Tatiana Rex. A Federação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders) é o departamento do governo estadual que delibera ações voltadas à acessibilidade e inclusão.

A carteira de identificação garante o pronto atendimento e a prioridade no acesso a serviços públicos e privados, em especial nas áreas da saúde, educação e assistência social. No caso de serviços privados, são considerados os serviços de supermercados, agências bancárias, farmácias, restaurantes, entre outros estabelecimentos comerciais. Conforme Tatiana, a estimativa de recebimento do documento é de 30 a 60 dias após o encaminhamento. “Outro destaque da carteirinha é o QR Code, com as informações do usuário, incluindo dados de saúde para casos de emergência, conforme as informações repassadas pela família durante o preenchimento do formulário”, lembra ela.

A secretaria fica na rua General Osório, 1430 , com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30min. O telefone para contato é o 2183-0675.

Documentos necessários para o encaminhamento:

  • Documento de Identidade da Pessoa com TEA
  • Documento de Identidade dos responsáveis legais
  • Laudo médico com indicação do código da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID), comprovando o transtorno do espectro autismo devidamente preenchido e com o nome da pessoa com TEA
  • Foto 3X4 da pessoa com TEA

Fonte: AI Prefeitura

Últimas notícias

Podcasts