Rapadura de nozes e amendoim é o melhor acompanhamento para o chimarrão

Nozes, amendoim, avelã, chocolate branco, açúcar refinado e erva-mate são os ingredientes do melhor acompanhamento para o chimarrão: a Rapadura Crocante de Nozes e Amendoim. A decisão foi do grupo de jurados que avaliou cinco receitas selecionadas para o concurso culinário da 16ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), na tarde desta quarta-feira, 11.

Fernanda Klock é a autora da receita premiada pela Afubra, patrocinadora do evento que integrou a programação da festa no dia do aniversário de Venâncio Aires. Na avaliação dos jurados, esteve os critérios de sabor, utilização de ingredientes ligados à cultura local e a apresentação e originalidade.

Os responsáveis pela escolha foram as soberanas da Fenachim, rainha Veridiana Röeshler e as princesas Lavínia Giehl e Alexandra Keller, o gerente da Afubra, Tiago Maracci e os empresários Luciano Araújo e Leonila Weber.

O segundo lugar no concurso culinário ficou para o Bolo Amanteigado, produzido pela Fátima Inês Kauffmann Hermes, que recebeu do gerente da Afubra, Tiago Maracci, uma fritadeira elétrica sem óleo. Na apresentação do prato, ela disse ser uma das receitas que aprendeu com sua mãe, que hoje tem 90 anos. Segundo ela, uma receita simples, gostosa e rápida de fazer, já que ela trabalha na lavoura e dispõe de pouco tempo para os afazeres da casa.

O terceiro acompanhamento que caiu nas graças dos jurados foi o Bolo de Bergamota com Cobertura de Brigadeiro de Erva-mate, feito por Franciele Beatriz Posselt. Ela levou para casa um jogo de panelas também oferecido pela Afubra. O concurso teve ainda a receita de Lencinho de Goiabada e Broa Portuguesa.

Esta foi a segunda edição da programação, que em 2021, durante as programações de 130 anos de Venâncio Aires, promoveu o primeiro concurso, no entanto, envolvendo receitas a base de erva-mate.

Ganhadoras do concurso durante a entrega das premiações (Foto: AI Prefeitura)

Receita campeã – Rapadura Crocante de Nozes e Amendoim

Ingredientes

  • 0,300 gr de nozes
  • 0,300 gr de amendoim
  • 0,100 gr de avelã
  • 0,750 gr chocolate branco
  • 1/2 xícara de açúcar refinado
  • Erva-mate, a gosto.

Modo de fazer

Em uma panela coloque o açúcar, até começar a desmanchar adicionar as nozes, o amendoim, e as avelãs, incorporar tudo. Espalhar sobre uma superfície de granito ou inox, ou em um silp, deixe esfriar e quebrar com o rolo de massa em pequenos pedaços. Em banho Maria derreter o chocolate, e incorporar o crocante feito anterior. Depois espelhar em uma forma, decorar com erva mate, deixar secar e cortar em porções.

Receita vice-campeã – Bolo Amanteigado

Ingredientes

  • 4 ovos
  • 2 xícaras de açúcar
    6 colheres de manteiga ou margarina
  • 1 xícara de leite morno
  • 3xicaras de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de Royal

Modo de fazer

Bater as claras em neve e reservar. Na batedeira, bater as gemas com o açúcar e a manteiga, ir acrescentando alternadamente, o leite com a farinha e por fim misturar a massa delicadamente às claras em neve e o e fermento. A cobertura foi de brigadeiro.

Receita do terceiro lugar – Bolo de Bergamota com Cobertura de Brigadeiro de Erv

Ingredientes

4 ovos;

1 ½ xícaras de açúcar;

2 xícaras de farinha;

1 xícara de suco de bergamota;

3 colherinhas de Fermento;
Modo de Preparo: Na batedeira coloque os ovos e o açúcar, e bata até que fique uma mistura homogênea, coloque a farinha, e o suco de bergamota e bata novamente, se ver que a massa ficar firme de mais, coloque mais um pouquinho de suco de bergamota. Depois de bem batida acrescente o fermento e bata somente pra mistura-lo. Unte uma forma com furo no meio, com óleo ou manteiga e despeje a massa, coloque pra assar, por cerca de 30 minutos ou até ficar assado, em forno pré-aquecido a 200 graus.

Cobertura
Ingredientes

  • 1 caixa de Leite Condensado;
  • 1 colher de margarina;
  • 1 colher de sobremesa de erva mate (peneirada);

Modo de fazer

Coloque em uma panela, o leite condensado, a margarina e a erva mate peneirada. Leve ao fogo baixo e mexa sempre. Quando começar a desgrudar do fundo da panela está quase no ponto. Mexa mais um pouco para ficar com uma consistência. Coloque em cima bolo e para decora – ló use gomos de bergamota, para misturar o doce da cobertura com o cítrico da fruta. (Fonte: AI Prefeitura)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Podcasts