Projeto para criar canil regional em prol da segurança pública passará por revisão de engenharia; anuncia diretor da Peva

Capital do Chimarrão ganhará canil regional para reforçar a segurança pública. A medida foi destacada em entrevista ao programa Terra em Uma Hora, da Terra FM, nesta sexta-feira, dia 5, pelo diretor da Penitenciaria Estadual de Venâncio Aires (Peva), Daniel Portella, e pela agente penitenciária Yasmin Bauce. Portella anunciou, inclusive, que o projeto passará agora por região de engenharia para assim ser readequado para a realidade local e, de forma paralela, ganhar também agilidade para sair do papel.

O canil abrigará cães treinados para colaborar com a segurança pública, especialmente na intervenção prisional e farejadores. Com área destinada, servidores especializados e cães distribuídos nos estabelecimentos prisionais de Santa Cruz do Sul, Encruzilhada e Lajeado, o grupo quer a construção do canil de oito vagas em Venâncio Aires.

Prefeitura de Venâncio Aires e o Conselho da Comunidade confirmaram apoio na implantação do projeto de construção de um ‘Canil Regional’ para atendimento de toda a 8ª Região Penitenciária. Será colaborado com material, terraplenagem e ligações elétricas.

De acordo com especialistas, cada cão possui o efeito psicológico de até oito agentes, sendo extremamente assertivos nas ações táticas. Além disso, com a presença dos cães em Venâncio Aires, poderão ser organizadas operações conjuntas com as demais forças policiais, como Polícia Civil, Brigada Militar, além de palestras demonstrativas nas escolas e eventos especiais.

Últimas notícias

Podcasts