Programa Toda Vida Importa e a alegria levada aos lares

Faísca e Kira receberam um lar, em novembro de 2022, após serem encontradas na rua, na localidade de Linha Hansel. As duas caninas foram acolhidas pelo amor e pelo carinho de Gustavo Gregory, de 11 anos. Sentimentos que se materializaram com o encaminhamento da dupla ao programa municipal de castração gratuita chamado de “Toda Vida Importa”, implantado em 2022.

Conforme a mãe de Gustavo, Cristiane Gregory, a família não ficaria com as duas cachorrinhas se não conseguisse a castração. “Quando o Gustavo apareceu com elas, nós demos comida, e elas já se sentiram em casa. Então eu prometi que só ficaria com as duas se conseguíssemos a castração. Procurei a Secretaria do Meio Ambiente e fomos contemplados pelo programa. A alegria foi grande.”

Abraçado na Faísca, o menino Gustavo contou como encontrou as duas companheiras. “Eu senti pena delas, porque estavam encolhidas umas nas outras por causa do frio. Primeiro, a mãe não quis que eu as levasse para casa, pois já temos um cachorro grande. Mas, no outro dia, eu vi que as duas estavam com fome e levei elas para casa para dar comida.”

Assim como a Faísca e a Kira, o programa “Toda Vida Importa” beneficiou, em 2022, 546 animais com a castração, sendo 399 caninas e 147 felinas. O serviço é voltado para as fêmeas de cães e gatos, tendo prioridade os de rua, comunitários, resgatados por organização não governamental (ONG) e por protetores independentes, adotados e de famílias com vulnerabilidade social.

A expectativa é de alcançar, neste ano, o número de 700 beneficiados pela iniciativa, segundo a assessora da pasta, Alessandra Ludwig. “Nós chegamos em um número de castrações que nunca havia ocorrido no município. Nós pretendemos aumentar esse ritmo.” Além da esterilização cirúrgica, a iniciativa também contempla a microchipagem para o controle e o bem-estar dos animais. (Fonte: AI Prefeitura)

Últimas notícias

Podcasts