Prefeitura cobra a Corsan sobre a coloração de água e aperta fiscalização

O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, liderou na manhã desta quarta-feira, 25, reunião com a superintendência regional da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) para tratar dos últimos problemas de coloração na água que chega até as casas venâncio-airenses. Com aumento do número de reclamações nos últimos dias, a Administração Municipal subiu o tom com a companhia e comunicou aperto à fiscalização do contrato e acompanhamento do Ministério Público.

O superintendente regional, José Roberto Epstein, acompanhado do gerente local, Ilmor Dörr, e de técnicos responsáveis pelo tratamento e qualidade da água, escutaram os relatos da Administração Municipal e receberam amostras da água que abasteceu alguns bairros no último fim de semana. Apesar de reconhecer problemas pontuais, a Corsan não confirmou a origem do mesmo, afirmando se tratar de resíduos de ferro e manganês após interrupção de abastecimento por queda de energia. O engenheiro químico responsável da Corsan, Fabrício Malgarin Pulgatti, garantiu que as coletas de qualidade da água seguiram no município e atestaram a potabilidade. Ainda assim, o profissional permanece em Venâncio Aires nesta semana para acompanhar os processos na Estação de Tratamento.

Acompanhada pela comissão municipal instituída para tratar da questão, a reunião apresentou à Corsan os últimos relatórios elaborados pela Vigilância Sanitária Municipal. O grupo cobrou respostas aos relatórios, análises complementares da potabilidade da água e informou que todos os passos, a partir de agora, serão apresentados também ao Ministério Público, que já foi informado da decisão.

Sobre questões de abastecimento e estiagem, a Corsan garantiu que o arroio Castelhano está com boa capacidade de captação e abastecimento de água, mas solicitou seguir as orientações aos arrozeiros e à população para controle do consumo.

Projeto ETA 4.0

Entre as novidades que a Corsan apresentou ao Município está a automação das análises e do controle de parâmetros de potabilidade da água. O monitoramento e dosagem de produtos para tratamento da água, que até então era feito manualmente, está passando por automatização e deve entrar em operação até o fim deste mês. O novo sistema promete garantir controle online, 24 horas, da qualidade da água que sai da Estação de Tratamento (ETA).

Nova fonte de captação e armazenamento

O superintentente da Corsan também anunciou 180 dias para apresentação do estudo final de um novo reservatório e fonte de captação de água para Venâncio Aires. A empresa Nova Engevix foi a vencedora da licitação que fará os estudos de viabilidade técnica e apresentação do projeto mais adequado para o futuro do abastecimento de água no município.

O prazo é menor do que divulgado anteriormente pela Corsan. Na primeira semana de janeiro, por meio da assessoria de imprensa, a companhia informou à Folha do Mate que o planejamento era ter os estudos concluídos em outubro de 2023.

(Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura)

Últimas notícias

Podcasts