Inicia nesta semana a 4ª edição do Trem dos Vales

Neste sábado, dia 6 de agosto, terá início a 4ª edição do Trem dos Vales. Os passeios prometem encantar e cativar os turistas que passarem pela região nos três meses de realização da edição de 2022. Neste ano serão 60 passeios que ocorrem nos meses de agosto, setembro e outubro. Passageiros de diversas regiões gaúchas e de outros Estados, entre eles Santa Catarina e Paraná, devem realizar os passeios pelos trilhos da Ferrovia do Trigo, percorrendo os municípios de Guaporé, Dois Lajeados, Vespasiano Corrêa e Muçum, no Rio Grande do Sul.

“Estamos trabalhando para que a magia do Trem dos Vales encante os turistas que por aqui passarem. Além do importante impacto econômico gerado pelo passeio na região, ele também proporciona uma experiência única aos passageiros, pois é o passeio mais fascinante do Brasil. Ao viajar a bordo dos nossos vagões, além de encontrar muitas atrações surpreendentes, as pessoas terão a sensação de passear no tempo, contemplando belezas em uma ferrovia imponente, rica de histórias, paisagens, túneis, viadutos e aventuras”, afirma o coordenador do Trem dos Vales, Rafael Fontana.

As estações nos municípios de Muçum e Guaporé estão preparadas e estruturadas para receber os visitantes com espaços com comercialização de lanches e bebidas, produtos coloniais, artesanato e produtos regionais, local para fotos, entre outros.

O Trem dos Vales é uma iniciativa da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), em parceria com a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), apoio e cooperação da Rumo Logística.

Passeio inaugural

Durante o lançamento dos passeios no mês de maio, em Porto Alegre, o governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, recebeu o convite da coordenação do Trem dos Vales para a viagem inaugural que ocorre no sábado, dia 6 de agosto. A expectativa, que aguarda confirmação, é de que o chefe do Estado participe do passeio no sábado à tarde.

Composição do Trem dos Vales

O trajeto do Trem dos Vales percorre 46 quilômetros pela Ferrovia do Trigo e é realizado com uma locomotiva a diesel elétrica – modelo G-12, General Purpouse, fabricada pela Electro Motive Division, em junho de 1957, na sede da GM em La Grange, Illinois – EUA, e adquirida pela Viação Férrea do Rio Grande do Sul (V.F.R.G.S ) ainda em 1957.

Também fazem parte da composição 12 vagões (ou carros de passageiros) e três vagões de formação histórica, todos restaurados e preservados, muitos deles, originais das décadas de 1920 e 1930, oriundos de diversas partes do Brasil e do exterior. Dois vagões são especiais: o carro administrativo (AM-01) e o carro administrativo presidencial (AD-09). O AM-01 foi construído em 1924 por oficinas de Curitiba, da Estrada de Ferro do Paraná, e era utilizado para transporte de diretores de ferrovia e de diversas personalidades, como o ex-presidente da República, Nereu Ramos, em suas viagens pela malha do Paraná e Santa Catarina. Já o AD-09 foi fabricado em 1925 nas oficinas da Viação Férrea do Rio Grande do Sul, na cidade de Rio Grande, e transportava diretores da ferrovia em viagens pelo Estado. Também foi batizado de vagão Getúlio, pois como o próprio nome diz, foi amplamente utilizado pelo ex-presidente Getúlio Vargas, durante as décadas de 1930 e 1940.

Mais sobre o passeio

Os passeios do Trem dos Vales ocorrem em datas específicas durante o ano, de forma comemorativa, onde a emoção, a nostalgia e a natureza se encontram em uma viagem única e encantadora, com duração de 2 horas e 30 minutos. Com mais de 80% dos 35 mil bilhetes comercializados para a edição deste ano, o Trem dos Vales apresenta aos turistas 23 túneis e 15 viadutos.

Nesta edição são duas opções de horários: uma com saída de Guaporé, às 9h, e a outra de Muçum, às 14h. No mês de agosto serão realizados passeios nos dias 6, 7, 13, 14, 20, 21, 27 e 28, em setembro nos dias 3, 4, 7, 9, 10, 11, 17, 18, 20, 24, 25 e 30. Já em outubro nos dias 1º, 7, 8, 9, 12, 15, 16, 22, 23 e 29. O valor do passeio por pessoa é de R$ 148,00 e os bilhetes estão à venda no site ou pelo telefone/whats (47) 3307-9977.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Podcasts