Incubadora Tecnológica de Venâncio está em fase de conclusão

Está em fase de término da estrutura física a Incubadora Tecnológica de Venâncio Aires. A sala está sendo preparada dentro de campus local da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e, a expectativa, é que até janeiro seja feito um ato formalizando a conclusão do espaço.

As informações são do reitor eleito da Unisc, Rafael Henn. Segundo ele, houve atraso com materiais e por isso o local ainda não está totalmente pronto. “De qualquer forma, já tem um técnico no campus preparado para dar todas as informações a quem procurar orientação”, destacou Henn.

Assim que entrar em funcionamento, a incubadora vai funcionar em uma sala de coworking (espaço colaborativo) para empresas ainda em formação. É por isso, aliás, que o nome é ‘incubadora’, porque vai ajudar empreendedores que ainda não conseguem caminhar sozinhos e precisam de assessoria em Direito, Contabilidade e Administração, por exemplo, a ter condições de tocar seus negócios de forma independente.

“O processo é pensado para que aconteça antes de existir o CNPJ da empresa. Haverá professores que vão garantir todo um cuidado nas orientações para que então se transforme esse embrião, essa ideia de negócio, em uma empresa.”

Prática

Embora a incubadora de Venâncio também esteja atrelada à tecnologia, Rafael Henn diz que, inicialmente, não haverá uma limitação na proposta e, além de áreas voltadas naturalmente às questões tecnológicas, outras ideias de empreendedorismo poderão ser atendidas.

No campus local da Unisc, a sala de coworking terá capacidade de atender, presencialmente, entre seis e oito empresas ao mesmo tempo. “Muitos casos é uma pessoa que tem apenas uma ideia. É possível que essa assessoria aconteça em horários alternativos, de forma on-line, então pode ter mais empresas.”

A ideia de ‘incubação’ prevê que esse suporte para desenvolver os planos de negócios dure cerca de um ano e que, neste período, não haja custos para as empresas que serão atendidas. Além de prepará-las, também é feita uma análise de mercado. Ou seja, é verificado se o negócio imaginado pelo empreendedor é realmente viável.

Últimas notícias

Podcasts