Escolha da Garota Teuto-brasileira é neste sábado; conheça as candidatas

A Associação de Leitura e Canto Jovialidade de Linha Andréas, no interior de Venâncio Aires, está preparada para sediar na noite deste sábado, 10, mais uma edição da Escolha da Garota Teuto-brasileira. Quatro candidatas concorrem ao título principal. Uma será a Garota Teuto e as demais se tornam princesas da corte. O evento terá início às 22h, com animação da Banda Aquarela, e o desfile das candidatas será às 23h.

Os ingressos antecipados ainda estão à venda com as meninas, ao valor de R$ 12. Já na hora do evento custará R$ 15. Nesta noite, as torcidas também serão premiadas com caixas de cerveja e pontos para a gincana que segue até a 44ª Festa do Colono, a ser realizada nos dias 29 e 30 de julho. A corte eleita vai representar o município e a Festa do Colono. A atual corte é formada pela Garota Teuto-brasileira Manuela Canabarro Ehlert e pelas princesas Camile Schuch, Daiana Kaulfuss e Gabriela Eichler.

O presidente da associação de Linha Andréas, Márcio Francisco Henckes, destaca que para o evento deste sábado, tudo já está pronto, inclusive as faixas, coroas e brindes para as candidatas, com a colaboração de Sandro Kroth. “Em nome da associação, quero agradecer as comunidades, Administração, Secretaria de Cultura e Esportes, candidatas e corte atual pelo apoio na realização do evento. A expectativa para mais uma edição é das melhores, por já ser tradicional e as comunidades estarem engajadas”, afirma.

Ele ressalta que até a data da Festa do Colono o local receberá reformas, com a troca do telhado e do assoalho, para melhor acomodação do público e dos expositores. A biblioteca da associação também deve receber melhorias, com recurso indicado pelo deputado federal Marcelo Moraes (PL) e repassado pela Prefeitura de Venâncio Aires.

Associação de Leitura e Canto Jovialidade de Linha Andréas será o local do evento deste sábado, 10. (Foto: Arquivo FM)

Conheça as candidatas

  • Ana Carolini Satler, 20 anos, representa a Associação Esportiva e Recreativa Duvidosa. Ela é filha de Delmar Satler e Eloide Satler. Ana acredita que deve ser eleita a Garota Teuto-brasileira porque para ela é um orgulho representar essa classe trabalhadora da qual faz parte, pois sabe bem das dificuldades que os agricultores enfrentam diariamente e da importância que eles têm para a sociedade. “A Festa Municipal do Colono é uma tradição, e fazer parte dela me deixa muito honrada. Fazer parte da corte já me deixa muito feliz, pois represento a minha comunidade e as minhas origens.” O que ela destaca da comunidade que representa é o povo trabalhador e que sempre busca o melhor para a associação. “Pessoas guerreiras que trabalham juntas para manter as nossas tradições, como por exemplo, a Festa Municipal do Colono.”
Ana Carolini Satler. (Foto: Débora Kist)
  • Danielle Schwertner, 19 anos, representa a Associação Esportiva e Recreativa de Teresinha (Aert). Ela é filha de Daniel José Schwertner e Loira Kist. Danielle afirma que quer ser a Garota Teuto-brasileira pois representar o lugar que vive desde que nasceu e onde criou raízes é mais um sonho se realizando. “Mereço ser eleita a Garota Teuto-brasileira, pois me comprometo a levar o nome da festa por onde eu for, junto com o seu significado tão especial e divulgá-la para que todos venham festejar com a gente. Independente do resultado, a minha força de vontade para cumprir com os objetivos dessa edição, levar a alegria e a simplicidade para outras regiões, não mudarão.” Da sua comunidade, ela dá enfoque à união; o espaço da sociedade, que sempre recebe inovações e reformas; a Escola Helena Bohn, que tem mais de 70 anos; o Frigorífico Eggers; o posto de saúde e o futebol, que segundo ela, “reúne as pessoas para torcer pela Aert e encher o coração de emoção.”
Danielle Schwertner (Foto: Débora Kist)
  • Caroline Beatriz Weiss, 21 anos, representa a Associação Esportiva e Recreativa Santo Antônio. Ela é filha de Arcélio Weiss e Lenize Weiss. Caroline quer ser a Garota Teuto-brasileira pois segundo ela, desde pequena acompanha a Festa Municipal do Colono, participa da vida no campo, na agricultura e na comunidade. “Tenho orgulho de fazer parte desta tradição e seria uma alegria imensa representar essa história e as comunidades que participam!” Sobre a sua comunidade, ela reforça o acolhimento, participação e o empenho em manter as tradições. Segundo Caroline, o presidente ocupa o cargo há 35 anos e segue incentivando a união da associação.
Caroline Beatriz Weiss. (Foto: Débora Kist)
  • Fernanda Negreiros, 23 anos, representa a Associação Esportiva e Cultural Bom Humor de Linha Cecília. Ela é filha de Marcio Gomes Negreiros e Leni Ines Dhiel Negreiros. Fernanda acredita que deve ser a Garota Teuto-brasileira porque valoriza as origens e o amor que sente pelas comunidades, culturas, tradições, agricultores e produtores rurais. “Almejo ser a Garota Teuto-brasileira para junto das meninas, da minha e demais comunidades, ressaltar o quanto os nossos colonos e colonas contribuem diariamente para o desenvolvimento do campo e da cidade. Bem como, realizar o convite para a 44ª Festa do Colono de Venâncio Aires.” Da sua comunidade, ela destaca o acolhimento, a cultura e tradições. “Destaco a produção de soja, milho e tabaco que através da agricultura fomentam empresas locais e de outros municípios. Assim como a tecnologia investida na produção de leite, através de ordenha robotizada.”
Fernanda Negreiros. (Foto: Débora Kist)

Últimas notícias

Podcasts