Em sessão solene, Câmara concede nove títulos de Cidadãos de Venâncio

Por Carlos Dickow/Folha do Mate

Em sessão solene da Câmara de Vereadores, realizada na noite desta quarta-feira, 11, no espaço do Chimarródromo, no Parque do Chimarrão – integrando a programação da 16ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) -, foram entregues nove títulos de Cidadãos de Venâncio Aires. Pessoas que não são naturais da Capital Nacional do Chimarrão, mas têm relevantes serviços prestados, recebem a distinção.

Prefeito e vice-prefeita de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa e Izaura Landim prestigiaram a sessão, que levou centenas de pessoas ao Parque. Amigos e familiares dos agraciados, bem como pessoas que já receberam a homenagem, estavam em maioria no Chimarródromo. Houve apresentações do CTG Erva-Mate, Pontinha dos Pés e Gruner Jager Volkstanzgruppe, além da Fiel Tribo Guarani, também homenageada.

OS HOMENAGEADOS

Michele da Silva Vargas: Mãe de João Álvaro e Júlia e esposa do tenente Carlos Moisés Savian dos Passos, é natural de Bagé e está na carreira militar desde 2003. Formada em Direito, focou no concurso para capitão, sendo aprovada em 2012. Em 2017, foi transferida para Venâncio Aires, onde segue atuando no comando e planejamento da 3ª Companhia da BM, com oito municípios que desenvolvem ações de policiamento nas áreas urbana, rural e prisional. Indicação do vereador Ricardo Landim (PSL).

Ednilson Gava: Natural de Nova Veneza, Santa Catarina. Em 2004, se estabeleceu com a família em uma propriedade de Linha Campo Grande. Casado com Sabrina Faleiro, é pai de João Vitor e Maria Luiza. Após muito trabalho e dificuldades enfrentadas, a família Gava é uma das maiores produtoras de arroz e tem muito orgulho de viver em Venâncio Aires. Indicação da bancada do PTB, formada pelos vereadores André Kaufmann, Renato Gollmann, Ezequiel Stahl, Diego Wolschick e Clécio Espíndola, o Galo.

Junior Haas: Pai do Edu e da Bea e marido da Loren. Nasceu em Sinop, no Mato Grosso. Aos 6 anos veio para Venâncio Aires. Formado em Auxiliar de Mecânico de Manutenção pelo Senai e Engenharia de Produção pela Unisc, tem MBA pela Fundação Getúlio Vargas. Acompanhou todas as fases que a empresa passou e criou relação com a comunidade de Linha Brasil, na qual a Haas está inserida. Hoje, é o diretor da Haas Madeiras. Indicação da bancada do PDT, formada pelos vereadores Ana Cláudia do Amaral Teixeira, Cesar Garcia, Gerson Ruppenthal e Luciana Scheibler.

Cleiva Fátima Giovanaz Heck: Casada com Clênio José Heck, mãe da Daiane e do Bernardo e avó do Guilherme e da Isadora. Nascida em Palmitos, Santa Catarina, Cleiva veio para Venâncio com os pais quando tinha 7 anos. Cursou Educação Física na antiga Fisc, atualmente Unisc, e depois pós-graduação em Fisiologia do Exercício pela UGF, do Rio de Janeiro. Na política, foi secretária de Cultura, Esportes e Turismo e vereadora. Presidiu a 15ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim). Indicação da bancada do PSB, formada pelos vereadores Sandra Wagner e Elígio Weschenfelder, o Muchila.

Diane Lacerda Araujo: Nasceu em Bagé, é casada com Luciano Brito Araujo e mãe do Benício. Está há 19 anos no Serviço Social do Comércio (Sesc). Formada em Gestão de Recursos Humanos, pós-graduada em Gestão Estratégica Empresarial, MBA em Administração e Qualidade e Coaching. Assumiu como gerente do Sesc em Venâncio Aires em 2013. Nestes quase nove anos na Capital do Chimarrão, as funções da empresa convergem para as necessidades e contribuições à comunidade. Indicação do vereador Alexandre Fernandes (PSD).

Almir Osmar Lemos: Nasceu em Tucunduva e é formado pela Faculdade de Direito de Santo Ângelo. Casado com Marlene Vione Lemos, é pai de Débora, Leandro e Juliana. Em 1972 assumiu, por nomeação do Tribunal de Justiça, o cargo de Tabelião e Oficial dos Registros Especiais em Encruzilhada do Sul. Em 1990, foi transferido para Venâncio Aires, onde assumiu como Tabelião de Notas e mantém residência até hoje. É membro fundador da Loja Maçônica Luz do Oriente 166. Indicação do vereador André Puthin (MDB).

Fernando Buttini: Natural de Arroio do Meio e formado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Após a formação acadêmica, cumpriu concurso junto ao Ministério Público do Rio Grande do Sul. Aprovado, assumiu o cargo de promotor, o qual exerce até a data de hoje. Casado com Magda Palaoro Buttini, é pai de Fernanda e Luis Fernando. Em Venâncio Aires, está à frente da 2ª Promotoria há 15 anos. Indicação da bancada do PTB, formada pelos vereadores André Kaufmann, Renato Gollmann, Ezequiel Stahl, Diego Wolschick e Clécio Espíndola, o Galo.

Nelson Sergio Colombelli: Natural de Linha Quatro (Ibarama), município de Sobradinho. Casado com Beatriz Colombelli, pai de Regina e avô de Ana Beatriz. Obteve licenciatura em Filosofia, com habilitação para lecionar História e Psicologia. Em 1978 chegou a Venâncio Aires, assumindo como escrivão na Delegacia de Polícia. Depois, exonerou-se para assumir como professor. Trabalhou na Escola Poncho Verde, em Mato Leitão, e nas escolas Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Monte das Tabocas, José Duarte de Macedo, Dois Irmãos, José de Oliveira Castilhos e Gaspar Silveira Martins, em Venâncio Aires. É formado em Direito pela Unisc. Indicação do vereador Benildo Soares (Republicanos).

Beatriz Regina Krug Colombelli: Nasceu em Vila Serafim Schmidt, na época 6º Distrito de Santa Cruz do Sul. Com formações em Secretaria Executiva e Jornalismo, pelo Ministério do Trabalho, atualmente é aposentada e cursa Letras. Casada com Nelson Sergio Colombelli, mãe de Regina e avó de Ana Beatriz. Chegou em 1970 a Venâncio Aires. Trabalhou na Fumossul, Hospital São Sebastião Mártir, Folha do Mate e empreendeu com a Rajju Decorações e Eventos. Em 1992 iniciou a trajetória no tradicionalismo, que foi coroada em 2021, quando foi escolhida como patrona da Semana Farroupilha de Venâncio Aires. Indicação do vereador Benildo Soares (Republicanos).

Últimas notícias

Podcasts