EM ÁUDIO: Aturvarp vai lançar o Projeto de Criação do Geoparque do Vale do Rio Pardo

A Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp) realiza, na próxima sexta-feira, 30 de junho, uma reunião geral com seus associados no Clube Vera Cruz, no município de Vera Cruz. O encontro ocorre a partir das 14h30min, e tem como tema os principais assuntos do trade turístico regional. Na pauta, destaca-se a apresentação do projeto Geoparque do Vale do Rio Pardo, cujo lançamento ocorre no dia 8 de julho, em Candelária.

O presidente da entidade, Djalmar Marquardt, participou do programa Terra em Uma Hora desta quarta-feira, 28.

Segundo ele, a pauta de assuntos da reunião engloba vários temas de interesse do trade turístico do Vale do Rio Pardo. “Teremos também a apresentação de novos associados e a discussão de vários assuntos relativos ao turismo rural, muito importante para a região. Vamos também conversar sobre o projeto a ser apresentado para a Consulta Popular de 2023”, destaca o presidente.

Marquardt revela ainda que entre as prioridades da reunião está o lançamento do Geoparque do Vale do Rio Pardo. O evento, marcado para o próximo dia 8 de julho, realizado no município de Candelária, promete ser um verdadeiro divisor de águas no turismo da região. “Este é um grande projeto da Aturvarp, que vinculado à rede mundial de geoparques, da Unesco – órgão vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU) – tem como objetivo a conservação natural e cultural do Vale do Rio Pardo”, pontua. A criação do Geoparque do Vale do Rio Pardo abrange os municípios de Candelária, Vera Cruz, Vale do Sol, Santa Cruz do Sul, Rio Pardo e Venâncio Aires, nos quais já foram mapeados sítios paleontológicos.

Além das programações, a associação irá debater também questões administrativas como orçamento e eleições para o biênio 2024-2026. “Vamos tratar ainda da participação e realização de feiras e eventos, assim como definir o calendário dos próximos encontros. O turismo é uma grande força econômica, que voltou com tudo após a pandemia. Nossa região tem um imenso potencial e precisa explorar esta vertente da economia e do desenvolvimento regional”, complementa o presidente Djalmar Marquardt.

Fonte: AI Aturvarp

Últimas notícias

Podcasts