Começa o censo demográfico; acompanhe entrevista com agente censitária

Após 12 anos, o Censo Demográfico, promovido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), está de volta. Ao longo de três meses os recenseadores estão nas ruas para obter informações e realizar entrevistas para determinar as características detalhadas da população brasileira. Os detalhes foram apresentados nesta quinta-feira, dia 4, pela agente censitária municipal, Kelly Helfer Reis, durante entrevista ao programa Terra em Uma Hora, da Terra FM.

Dentre as recomendações estão: os profissionais estão sempre vestidos com o colete do IBGE e com crachá onde constam o nome, a matrícula e a foto; com a bolsa do instituto; mapa para orientação e o aparelho móvel; os profissionais percorrem as ruas do município, sempre pelo lado direito da via. Kelly ressalta ainda que não há a necessidade de o recenseador entrar na casa, desde que consiga conversar com o morador. Ao ser atendido, a primeira questão levantada será sobre a quantidade de moradores na residência – seja apartamento ou casa. Posteriormente, as perguntas são individuais.

O recenseador questionará sobre nome, sexo, data de nascimento, cor da pele, alfabetismo e salário – incluindo todas as formas de recebimento. Para além disso, será perguntado sobre o abastecimento de água do local, esgoto e recolhimento do lixo. Os dados são exclusivos para a pesquisa do IBGE, não sendo disponibilizados em nenhum outro local de forma particular, apenas as informações gerais da população.

O número de recenseadores que atuam em Venâncio Aires está em 46. Em caso de dúvida, o cidadão pode conferir a identidade do profissional por meio do site respondendo.ibge.gov.br ou pelo telefone 0800-721-8181, informando o Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou a matrícula do agente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Podcasts