Candidatas a soberanas da 17ª Fenachim enfrentaram a prova do chimarrão

Na tarde de domingo, 15, foi realizado mais uma importante etapa do concurso das soberanas da 17ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim). As novas candidatas enfrentaram a prova do chimarrão, no Parque Municipal do Chimarrão, e precisaram produzir um, para que fosse avaliado por três jurados da Escola do Chimarrão. A prova tem o peso de 10% e foi a segunda atividade avaliativa do concurso – e também o último compromisso oficial antes do concurso.

Nesta etapa, são avaliados os quesitos criatividade, funcionamento, forma de oferecer, habilidade no manuseio da cuia, colocação da bomba, ordem de como é servido o mate e grau de dificuldade do modelo escolhido. Os jurados foram a secretaria-executiva da Escola do Chimarrão, Rejane Rüdiger, o diretor-executivo da Escola, Luís Fernando Rodrigues, e o presidente do Instituto Escola do Chimarrão, Marcelo Müller.

Segundo o coordenador do concurso, Sandro Kroth, as candidatas souberam ‘se virar’ com o vento no Parque do Chimarrão e mostraram que estão preparadas para o concurso. “Está completamente em aberto. São nove mulheres incríveis e comprometidas com a nossa maior cultura, o nosso símbolo, que é o nosso chimarrão”, enfatizou.

A jurada Rejane Rüdiger disse que todas as candidatas se saíram muito bem e, nos critérios principais, estavam tecnicamente preparadas. “Algumas escolheram um grau de dificuldade mais, que avaliei de forma mais positiva. Mas todas se saíram muito bem.”

O concurso encerrará na noite do dia 11 de novembro, com a escolha do novo trio. O evento iniciará às 20h, no Ginásio Poliesportivo, e contará com a apresentação do Clube Orquestra Venâncio Aires. Os ingressos já estão à venda com as candidatas ao valor antecipado de R$ 10.

Últimas notícias

Podcasts