Ações sociais são destaque na Ordem DeMolay de Venâncio Aires

A Ordem DeMolay de Venâncio Aires realiza uma série de ações voluntárias e sociais ao longo do ano. Dentre elas está o recolhimento de material escolar para as famílias em vulnerabilidade social e também doação de sangue. Além disso, a entidade busca garantir ainda a preparação de jovens para a vida adulta por meio de incentivo à liderança.

A medida foi destaca por Eduardo Allgayer, de 29 anos, e Bruno Bergmann Giehl, de 18 anos, em entrevista ao programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Terra FM. A ordem localmente é formada por cerca de 45 jovens. O grupo é integrado por jovens de 12 a 21 anos e é patrocinado pela maçonaria. Os encontros são semanais, sempre aos sábados à tarde.

Homenagem aos templários

O nome DeMolay é uma homenagem ao último grão-mestre da ordem medieval católica dos Templários, Jacques DeMolay, queimado vivo pelo rei francês Felipe IV, o Belo, em 18 de março de 1314. Ao criar a organização destinada aos jovens das famílias dos maçons, o norte-americano Frank Sherman Land (1890-1959) inspirou-se na luta dos cavaleiros templários durante as cruzadas e adotou o nome de seu último mestre.

Ele moldou a ordem DeMolay como uma sociedade filantrópica, em que os participantes devem constantemente realizar atividades em benefício de suas comunidades. São sete os preceitos que os jovens da ordem devem seguir para realizar o bem: o amor filial aos pais, a reverência às coisas sagradas, a cortesia, o companheirismo, a fidelidade, a pureza e o patriotismo.

Em todo o mundo, são estimados em 10 milhões de jovens que passaram pela Ordem DeMolay em diversos países, como os Estados Unidos, o Canadá, o Brasil, a Itália, o México, a França, Colômbia, as Filipinas e vários outros.

Últimas notícias

Podcasts