Por Cassiane Rodrigues/Folha do Mate
Lucas Henrique Elsenbach tem a música como uma das maiores paixões. A trajetória musical começou aos 9 anos, quando passou a fazer parte da Orquestra Municipal de Venâncio Aires. Ele diz que sempre teve apoio dos pais, Darli Elsenbach e Cleonice Assmann, nas escolhas. Ao longo dos anos, aprendeu a tocar novos instrumentos e participou de bandas de rock com amigos. Fez estágio ministrando aulas de música na Escola Otto Brands e, por um período, cursou Magistério no município de Estrela. Até cogitou cursar Licenciatura em Música, plano que por enquanto está descartado.
No ramo de rádio, começou em 2018 como cobrador em uma rádio de Venâncio Aires. Passou por diferentes funções, como produtor, operador de áudio e locutor. “Foi nesse período que adquiri experiência e aprendi muito”, diz. Na Terra, Lucas atua desde abril e, entre as atividades, está produção, operação de áudio, locução, gravação e edição de vídeos e apresentação de programas, conforme necessidade. Também atua na parte técnica nas lives realizadas, como o Painel Gente & Negócios. “A Terra tem o ambiente de trabalho mais leve no qual já trabalhei. Sempre temos desafios, mas todos sempre se ajudam de forma imensurável, sempre dando muita risada (até nas piores situações)”, complementa.
Desde os 18 anos tem a música como uma profissão paralela em eventos aos finais de semana. Já foi baterista das bandas Artbiss, Arte Livre e Presença. Agora, atua como freelancer para diferentes grupos e artistas, onde percorre municípios da região Sul e países da fronteira para as apresentações. “Não consigo viver sem o palco, faz parte de mim. Não gosto de rotina e amo a liberdade que a música me proporciona”, salienta. Lucas toca teclado, violão, sopro e bateria. Nas horas vagas, gosta de viajar e curtir momentos com a família e com a namorada, Laura Wachholz.