O professor universitário e advogado, Ricardo Hermany participou, nesta segunda-feira, 29, da programação da TV Justiça. O tema abordado no canal de televisão do Judiciário, administrado pelo Supremo Tribunal Federal, foram os 10 anos da Lei de Cotas. A entrevista foi motivada a partir de comentário jurídico feito na Terra FM.
Para Ricardo Hermany, a norma criada em 2012 representa um avanço importante para garantir o acesso à educação para alunos da rede pública, pretos, pardos, indígenas, pessoas com deficiência e população de baixa renda. “Os resultados estão aí e são positivos. Se formos olhar os dados do IBGE de 2019, já avançou muito em algumas regiões”, falou.
Pela proposta, seria necessária uma revisão da legislação dez anos após a sanção, que ocorreu em 29 de agosto de 2012. Entretanto, segundo o professor, é cedo para falar em alterações e a política de cotas possibilita a busca pelos princípios constitucionais. “Não acredito que vai haver um retrocesso. A política prestigia a igualdade material”, destacou.
O professor universitário e advogado, Ricardo Hermany participa toda segunda-feira de comentário ao programa Folha 105. O programa vai ao ar de segunda à sexta-feira das 18h às 19h.