Em comentário, a ex-secretária de Educação de Venâncio Aires, Alice Theis desta a importância dos discentes. Ela cita que “professores são batalhadores que tornam nosso mundo muito melhor”. Ela também cita partes do texto ‘Diálogo’ escrito pelo professor Paulo Freire e extraído do livro ‘Pedagogia do Oprimido’:
“Não há diálogo, porém, se não há um profundo amor ao mundo e aos homens. Não é possível a pronúncia do mundo, que é um ato de criação e recriação, se não há amor que a infunda. Sendo fundamento do diálogo, o amor é, também, diálogo. Daí que seja essencialmente tarefa de sujeitos e que não possa verificar-se na relação de dominação. Nesta, o que há é patologia de amor: sadismo em quem domina; masoquismo nos dominados. Amor, não. Porque é um ato de coragem, nunca de medo, o amor é compromisso com os homens. Onde que estejam estes, oprimidos, o ato de amor está em comprometer-se com sua causa. A causa de sua libertação. Mas, este compromisso, porque é amoroso, é dialógico”.
Alice Theis foi secretária municipal de Educação de Venâncio Aires. Na pasta local também atuou como coordenadora pedagógica. Com formação em Pedagogia, Orientação Educacional e Educação Psicomotora, Alice atuou em sala de aula como professora por 33 anos; também foi supervisora, vice-diretora, diretora função na qual se aposentou no Estado, e também deu aula de em curso de pós-graduação em Pedagogia.