Começa a marcha dos prefeitos em Brasília; direto do Congresso fala Ricardo Hermany

Prefeitos de todo Brasil partem rumo a Brasília para a 24ª edição da Marcha dos Prefeitos em Defesa dos Municípios. O evento, que teve sua primeira edição em maio de 1998, deve reunir prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e líderes municipais para debater pautas municipalistas no Congresso Nacional e Governo Federal. A medida é comentada pelo advogado e professor universitário Ricardo Hermany, direto da Capital Federal.

Marcha desde 1998

Em maio de 1998, quase dois mil prefeitos desembarcaram em Brasília para a primeira edição da Marcha em Defesa dos Municípios. No entanto, a relação de diálogo entre os representantes dos Entes locais e da União era bem diferente. Munidos de uma lista de 13 reivindicações, os gestores foram do Congresso Nacional até o Palácio do Planalto, sede do governo federal.

O policiamento foi reforçado e, para evitar a aproximação, cachorros foram usados para dispersar os prefeitos. Enquanto os gestores tentavam acessar o Planalto pela rampa principal, fotos mostram que do lado dentro, a polícia estava fortemente armada.

De cachorros ao tapete vermelho

Com o passar dos anos, a Marcha se consolidou como o maior evento político da América Latina em número de autoridades. Atualmente, a marcha é recebida em Brasília com tapete vermelho e, anualmente, é marcada por vários dias de evento.

A luta é por um pacto federativo mais justo e a possibilidade de gestores locais oferecerem melhores serviços à população. Junto aos três Poderes e em 24 anos, a marcha já conquistou mais de R$ 1 trilhão em recursos para os municípios.

Últimas notícias

Podcasts