Como conduzir a humanidade para um mundo sustentável, socialmente justo e economicamente viável? O que é necessário para dar início a uma nova jornada, onde caos e ordem estejam equilibrados? As respostas para essas importantes perguntas são entregues pelo especialista em gestão e psicanalista Henrique Medeiros no livro Células Sociais Caórdicas – O Caminho Para Um Novo Mundo. A narrativa apresenta formas para transformar a maneira arrogante e gananciosa como a sociedade vive atualmente.
Formado em Tecnologia da Informação, com MBA em Gestão Empresarial e especialização em psicanálise clínica, o autor tem experiência em grandes corporações, onde observou e acompanhou a atuação de lideranças por mais de 25 anos. Para ele, líderes comprometidos com a vida das pessoas, capazes de convergir diferentes pensamentos em torno de objetivos comuns entre a sociedade e as instituições são fundamentais na construção das células caórdicas – sistema que imita a forma solidária como o corpo humano funciona, em que cada unidade celular distribui equitativamente as substâncias necessárias, sem deixar o organismo colapsar.
O conceito “Caórdico” foi criado pelo fundador da empresa de serviços financeiros Visa, Dee Hock, e significa que caos e ordem podem coexistir harmonicamente. No entanto, a sociedade está longe disso e o resultado, sustenta o Medeiros, é uma enorme confusão dentro das organizações. Como consultor que atua na formação de líderes, times de alto desempenho e reestruturação organizacional, ele observa uma gigantesca massa de colaboradores estressados, operando em desacordo com o que desejam, insatisfeitos com o trabalho, sem voz e muito menos poder de decisão sobre os destinos dos lugares onde estão inseridos. Em resumo, o ambiente organizacional reflete a desordem que o planeta experimenta.
A obra detalha os passos para a implementação dos 17 objetivos e 169 metas de desenvolvimento sustentável da ONU, um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Os pilares apontados por Medeiros para a implantação desse sistema são o Querer, a Liderança, o Propósito e a Autocorreção. Este último trata da revisão permanente do propósito, planejamento e atuação da Célula.
Para o psicanalista, não há nada, senão a própria vontade, que impeça a humanidade de criar um mundo de Células Sociais Caórdicas e experimentar uma indescritível satisfação de viver um propósito maior, no qual a cooperação e transformação entre líderes e colaboradores são imperativos para que a sociedade evolua. “Somente dessa forma as pessoas terão um sentido global de existência que vença o individualismo e onde o conhecimento adquirido corresponda à prática”, pontua.
Ouça a entrevista do autor no podcast A Voz do Empreendedor