O mês de março inicia com um novo cenário nas Unidades Básicas de Saúde de Venâncio Aires. Depois de um ano em que a Lei 173 proibia novas despesas com pessoal e, por consequência, a contratação de novos profissionais, a Administração Municipal iniciou o ano de 2022 com uma força-tarefa em busca da reestruturação da rede básica. Além de profissionais técnicos, enfermeiros, dentistas e especialistas nomeados via concurso público para completar o quadro da Secretaria de Saúde, nesta semana, sete novas vagas de médico clínico geral estão sendo supridas em Unidades da cidade e interior. O incremento representa um salto de 100 para 290 horas semanais de atendimento médico nas unidades, quase três vezes mais do que vinha sendo realizado até aqui.
O secretário municipal da Saúde, Tiago Quintana, destaca o esforço desprendido em 60 dias frente à Pasta para reestruturar a atenção básica, uma área muito prejudicada pela pandemia de Covid-19. “Em 2021 o governo ficou muito focado em dar todas as condições de atendimento ao Hospital e às emergências causadas pela pandemia. Agora, queremos reorganizar nossa rede e oferecer uma saúde de qualidade para todos”, destaca.
Próximo ao quadro completo de profissionais após um concurso público e dois processos seletivos em menos de seis meses, o prefeito Jarbas da Rosa também comemora o atendimento integral a todas as unidades, na cidade e interior, com profissional médico. “Nossa meta é cobertura diária de médico em todas as unidades e estamos chegando muito próximo a isso. Ainda assim, acredito que em poucos dias já será possível perceber uma grande melhora no atendimento”, completa o prefeito.
Além dos novos profissionais médicos, o paciente que procura a rede básica de saúde no município também nota mudanças no atendimento. Atualmente, em todos os Postos existe o sistema de agendamento, evitando que o paciente permaneça longos períodos na fila em busca de ficha médica. Em casos não agendados, o acolhimento é feito por um profissional de enfermagem que identifica o problema e encaminha para atendimento imediato ou agenda uma próxima consulta.
TERCEIRIZAÇÃO
Além da ampliação imediata de profissionais na rede, a Administração Municipal encaminha a primeira experiência de terceirização de uma Unidade Básica de Saúde em Venâncio Aires. Trata-se da Unidade de Saúde Prisional, que terá convênio técnico-administrativo com a Univates, a partir do mês de abril. A experiência pode abrir caminho para novos convênios em unidades municipais, permitindo assim a oferta de mais profissionais e serviços na rede de saúde.
DISTRIBUIÇÃO NOVOS MÉDICOS
PALANQUE: Todas as manhãs
BATTISTI: Todas as tardes
CAIC: Todas as manhãs e tardes
DEODORO: Todas as manhãs
CENTRO LINHA BRASIL: Todas as tardes
TANGERINAS: Todas as manhãs
VILA ARLINDO: Todas as tardes
TERESINHA: Seg (manhã) Qua (manhã e tarde) Sex (manhã e tarde)
SANTA EMÍLIA: Terça, quarta e quinta manhã
ESTÂNCIA NOVA: Seg (manhã) Qua (manhã e tarde)