Pela primeira vez o Hospital São Sebastião Mártir recebe alunos de medicina da Universidade do Vale do Taquari (Univates). Nove internistas (conhecidos na área médica como doutorandos) iniciaram a jornada de atuação dentro do HSSM nesta segunda-feira, 14.
Conforme o administrador do hospital, Fernando Siqueira, a casa de saúde já teve convênio com outras universidades onde recebeu estudantes de diversas áreas da saúde para estágio, porém é a primeira vez que realiza parceria com essa instituição e com alunos internistas -cursando o 5º e 6º anos de medicina. “É o começo de uma parceria muito promissora entre a Univates e o HSSM. Temos projetos para outras ações.”
Ele explica que mais alunos do curso devem passar pelo hospital nas próximas semanas. Nesta primeira etapa são nove futuros médicos divididos em setores, dois na obstetrícia, dois na pediatria, dois na UTI e três na rotina clínica médica. “A presença de alunos motiva que os nossos médicos tenham um aprendizado contínuo, pois eles precisam estar atualizados para ensinar, de alguma forma serão professores”, acrescenta Siqueira.
Para o diretor técnico do hospital e médico, Guilherme Furst, o HSSM expande sua área de atuação dentro da saúde, indo além de prestar assistência: “A partir de agora atuamos além da prestação de assistência à saúde, também estaremos atuando na formação de profissionais de medicina, com viés acadêmico e de ensino”, enfatiza.
Entre os alunos internistas na casa de saúde está Amanda Sotoriva, 27 anos. Ela estuda na Univates desde 2017 e está animada para essa nova experiência. “Já tivemos aulas e momentos dentro de hospitais da região, mas acho muito importante essa nova experiência para conhecer novos cenários e aprender mais sobre abordagem de pacientes e outros detalhes da rotina”, conta a jovem que é natural do Paraná.
Esses estudantes estão nos últimos semestres do curso de medicina e devem percorrer demais hospitais da região.
Fonte: AI HSSM