Durante os meses de julho e agosto todos os educadores da rede municipal de ensino de Venâncio Aires receberão treinamento sobre primeiros socorros. O projeto iniciou nesta terça-feira, 4, no auditório da Secretaria de Educação e reuniu profissionais de sete escolas do interior do município. O treinamento está sendo conduzido pelos socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
A capacitação atende ao disposto na Lei Federal 13.722/2018, conhecida como Lei Lucas. A legislação surgiu a partir do caso do menino Lucas Begalli, 10 anos, de Campinas, em São Paulo, que engasgou durante um passeio escolar e não resistiu. Desta forma, o objetivo da iniciativa é garantir que os educadores tenham conhecimentos básicos em caso de possíveis emergências dentro da escola.
O treinamento abrange instruções de como proceder em casos de engasgos, convulsões, quedas, fraturas e desmaios, visando aumentar a segurança de crianças e adolescentes no ambiente escolar. “É uma questão de segundos que pode ser vital. Por isso, entendemos a necessidade de professores e agentes escolares terem um entendimento do que fazer até que chegue a ajuda especializada”, enfatizou o secretário de Educação, Emerson Elói Henrique.
Fonte: AI Prefeitura