Complexo Esportivo Hugo Froemming será inaugurado neste domingo, em Vale Verde

A Prefeitura de Vale Verde realizará neste domingo, 21, a inauguração do Complexo Esportivo Hugo Froemming, localizado no fim da Avenida Assis Brasil. A cerimônia iniciará às 9h30min e contará com a presença de diversas lideranças municipais e estaduais. Após a realização do protocolo haverá uma partida de futebol na modalidade Veteranos.

Participarão da disputa a Associação dos Veteranos de Vale Verde e o time de veteranos do Grêmio. O ex-goleiro do Tricolos gaúcho e atual secretário estadual de Esporte e Lazer, Danrlei de Deus Hinterholz, confirmou presença no evento e, inclusive, jogará a partida amistosa na equipe do Grêmio. Durante a tarde serão realizadas mais duas partidas de futebol.

A obra de construção do complexo esportivo, que conta com campo de futebol 11, iluminação, alambrado, iluminação e vestiários com banheiros acessíveis, iniciou em março de 2020, mas já era um projeto sonhado pelo prefeito Carlos Gustavo Schuch há mais tempo. Na época, a Administração Municipal era formada por Schuch e como vice-prefeito Roque Eisermann.

“É uma obra muito esperada. Desde o primeiro momento em que me elegi prefeito, olhei para a área onde ele foi feito e disse: aqui nós vamos ter um campo de futebol”, relatou o chefe do Executivo durante entrevista ao programa Terra em Uma Hora, da rádio Terra FM 105.1, nesta sexta-feira, 19. Schuch ressalou que a obra ficou muito bonita e é um belo espaço para ser usado pela comunidade de Vale Verde.

Investimento

Inicialmente, o projeto recebeu um aporte financeiro de R$ 251.428,57 do deputado Federal Alceu Moreira, além de contrapartida da Administração Municipal. Para a conclusão da obra foram aplicados mais R$ 160.543,23 referentes a um repasse feito pelo Governo do Estado. Para o prefeito de Vale Verde, essa também é a concretização de um sonho pessoal.

“Esse projeto vem sendo estruturado desde 2019 e, naquela época, recebi várias críticas de que isso nunca sairia do papel, que era só promessa, mas agora estamos vendo ele se tornar realidade. Agradeço a todos que auxiliaram, pois é algo que beneficiará Vale Verde como um todo, na medida em que o futebol é uma paixão de muitas pessoas do município e o complexo vem para contribuir com isso”, destacou.

Ainda em entrevista à Rádio Terra FM, Schuch explicou que o complexo esportivo foi estruturado em uma área de três hectares. A Prefeitura também adquiriu mais uma área de igual tamanho, ao lado, onde se pretende realizar a instalação de uma quadra de grama sintética e organizar espaços para a prática de outras modalidades esportivas. “São mais três hectares para a criação de um futuro parque de eventos e uma área de lazer para a comunidade vale-verdense”, compartilhou.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

O nome do complexo

• Hugo Froemming nasceu em 16 de outubro de 1934 e faleceu em 26 de março de 2015, aos 80 anos. Em 1996, ao lado de Juarez Castagnino Dora (PTB), foi eleito o primeiro prefeito de Vale Verde pelo então PPB.

• Froemming era envolvido na sociedade mesmo antes da emancipação do município de General Câmara. O pai de Hugo, Carlos, fundou junto de Arnaldo Roberto Seibert, uma casa comercial de secos e molhados com vendas em geral, chamada de Casa da Banha, em 1929.

• Na década de 1950, Hugo assumiu o negócio com outros sócios e desde 1982 a terceira e quarta geração, com Pedro Froemming e filhos, comandam o estabelecimento. O local passou a ser chamado de Mercado Froemming no fim da década de 1990 e, atualmente, é a segunda empresa em atividade mais antiga do município, com 94 anos de fundação.

• Segundo o assessor de gabinete de Vale Verde, Claudio Froemming, Hugo também tinha envolvimento com o esporte. Ele integrou a diretoria da equipe Vila Mellos, time que se destacou entre 1960 e 1990, e também foi atleta do time. “Todos dizem que ele foi um ponteiro direito de excelente qualidade”, comentou durante entrevista ao programa Terra em Uma Hora.

Confira a entrevista:

Últimas notícias

Podcasts