A Escola de Educação Infantil Lar da Criança (Casva) está concorrendo a um sistema de energia fotovoltaica (solar) da Solled Energia, empresa de Santa Cruz do Sul. O Casva é a única instituição de Venâncio Aires que concorre na disputa, que é decidida por meio de votação no site solledenergia.com.br/social. A votação popular segue até o dia 20 de outubro e a divulgação da entidade vencedora será no dia 16 de novembro.
Esta é a quinta vez que a Solled realiza o projeto social para beneficiar uma entidade social. A instituição ganhadora terá que arcar com o investimento nos módulos e inversores. A mão de obra, deslocamento dos funcionários/prestadores de serviço, laudo de viabilidade estrutural emitido pela engenharia, material elétrico, projeto elétrico, documentação com a concessionária de energia elétrica e estruturas de fixação no telhado serão a cargo da Solled, conforme consta no regulamento do Projeto Social 2023.
O sistema concedido é de 50kWp e, caso a entidade ganhadora necessite de uma usina maior, poderá arcar com os custos das placas excedentes. O presidente do Casva, Luís Alberto Kappaun, salienta que o prêmio seria muito válido para a escola, já que atualmente o consumo médio de energia elétrica no espaço gira em torno de R$ 2,5 mil mensais. Atualmente, a escola atende 138 crianças do berçário à pré-escola.