Brigada Militar e Polícia Civil cumprem mandados de prisão e apreensão em Venâncio Aires

Atualizado às 11h05min para acréscimo de informações

Por Taís Fortes/ Folha do Mate

A Brigada Militar (BM) e a Polícia Civil estão realizando, de forma conjunta, uma operação em Venâncio Aires. As ações iniciaram na manhã desta quarta-feira, 29, e dão continuidade às atividades de policiamento ostensivo que iniciaram ao longo do último fim de semana no município e na microrregião.

Segundo o tenente-coronel Giovani Paim Moresco, que responde pelo Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO), ao longo do dia de hoje serão cumpridos dois mandados de prisão preventiva e seis mandados de busca e apreensão em pontos específicos de bairros da Capital do Chimarrão.

Esses mandados de prisão preventiva têm relação com dois crimes praticados nos últimos dias na Capital do Chimarrão. Um deles, aconteceu na quarta-feira, 22, quando a Brigada Militar apreendeu 4,5 quilos de cocaína, que representam R$ 228,6 mil, e prendeu cinco pessoas, sendo duas autuadas em flagrante.

Depois disso, na madrugada da sexta-feira, 24, aconteceu um incêndio criminoso em uma loja de variedades que pertencia à esposa de um policial militar. Os autores do sinistro, o responsável por comprar os materiais utilizados e o mandante do crime já estão identificados pela polícia. Durante o fim de semana, a Brigada Militar e a Polícia Civil já tinham realizado ações, inclusive com a presença do helicóptero da Brigada Militar.

Resposta

Paralelamente as ações realizadas em Venâncio, as forças policiais também estão promovendo atividades em outros municípios do Vale do Rio Pardo. Moresco ressalta que essa é uma forma de trazer uma resposta para a sociedade, a partir das situações registradas nos últimos dias no município.

“É uma demonstração inteligente de coesão entre as forças de segurança pública e uma resposta de maneira qualificada, que visa mandar um recado para a sociedade, no sentido de que no momento que um policial militar tem a sua estrutura ou a sua vida ou de um familiar colocado em risco a sociedade também está sendo vilipendiada”, destaca.

Além da força policial por terra, as ações realizadas nesta quarta contam com o apoio do Batalhão de Aviação da Brigada Militar, a partir da utilização de helicóptero. Também estão presentes na operação as forças táticas do 23º e o 35º Batalhão de Polícia Militar (BPM), com sedes em Santa Cruz do Sul e Cachoeira do Sul, respectivamente; a Corregedoria regional e geral da BM; e as agências local e regional de inteligência do 23º BPM.

“Uma série de esforços conjugados com os nossos irmãos da Polícia Civil que muito prontamente nos atenderam”, acrescenta Moresco, ao agradecer o empenho dos delegados Vinícius Lourenço de Assunção e Paulo César Schirrmann.

Na segunda-feira, 27, em entrevista exclusiva à Folha do Mate, o comandante-geral da Brigada Militar no Rio Grande do Sul, coronel Claudio dos Santos Feoli, havia afirmado que as ações vão continuar até que sejam presos os envolvidos no incêndio criminoso à loja da esposa de um brigadiano de Venâncio Aires. “Mexeu com um, mexeu com 18 mil”, declarou Feoli, em referência ao número de PMs no estado.

*Com informações do repórter Alvaro Pegoraro

helicóptero BM Venâncio Aires
Helicóptero da Brigada Militar sobrevoa Venâncio Aires na manhã desta quinta-feira (Foto: Alvaro Pegoraro/Folha do Mate)
Em operação conjunta, Polícia Civil e Brigada Militar cumprem mandados de prisão preventiva (Foto: Alvaro Pegoraro/Folha do Mate)
Um dos acusados já foi preso e encaminhado à Delegacia (Foto: Alvaro Pegoraro/Folha do Mate)

Últimas notícias

Podcasts