Venâncio conquista primeiro lugar na Olimpíada de Robótica de Esteio

Os investimentos feitos em robótica pelo município na rede municipal de ensino de Venâncio Aires, além dos resultados positivos no aprendizado dos alunos vêm colocando a Capital do Chimarrão, em destaque no Estado. Nesta semana, ao participar da 2ª Olimpíada de Robótica de Esteio, com outros 22 clubes, a equipe “CTP Roboticamente T”, da escola Coronel Thomaz Pereira, de Linha Taquari Mirim, obteve o 1º lugar na modalidade Percurso. A programação aconteceu na quarta, 16, e quinta-feira, 17, no ginásio municipal Edgar Piccioni.

Representando o clube da escola e o município, participaram os alunos: Jackson Rosa dos Santos, Cauani dos Santos Groff, Gefferson Rodrigues da Silva, Erik Bergenthal, Andrieli Meirelles dos Santos, Renan do Couto da Fonseca, acompanhados da professora Fabíola Fridolina Griesang. Como premiação os alunos receberam medalhas, troféu, um kit explorador UNO e jogos pedagógicos.

“Essa modalidade vencida pelo clube de Venâncio Aires, consiste em usar o Kit Explorador Uno para percorrer um caminho com obstáculos, como rampas, cones e etc, usando o modo Bluetooth do robô. Durante o percurso, os alunos cumprem objetivos, como mover objetos, resgatar personagens e realizam acrobacias necessárias para completar o percurso”, explica o professor Samuel Hübner, da secretaria de Educação que acompanhou o grupo em Esteio.

“Todo o investimento em robótica que o município vem fazendo oportuniza que a nossa equipe da Secretaria Municipal de Educação promova atividades a partir do tema adotado ‘Por uma educação humana, tecnológica e empreendedora’. Os avanços são muito significativos já no aprendizado dos nossos alunos e integra o projeto Educação Conectada, que inclusive é também finalista do Prêmio Boas Práticas RS, da Famurs, entre mais de 500 projetos inscritos”, comemora o secretário de Educação, Emerson Elói Henrique.

A professora Fabíola, que orientou os trabalhos dos alunos, lembra que o grupo se dedicou muito ao trabalho e conta que a oportunidade de participar surgiu a partir da classificação em primeiro lugar, na 1ª Olimpíada de Robótica de Venâncio Aires, que aconteceu em setembro. “Após sabermos que iríamos participar da Olimpíada de Esteio, nosso Clube se organizou, treinamos muito. No dia, mesmo sabendo que tínhamos nos preparado, estávamos nervosos. Quando conseguimos o melhor tempo, ficamos muito felizes. Sempre falei que o mais importante era a participação, e dar o nosso melhor. Mas representar Venâncio Aires numa competição e ficar em primeiro lugar mostrou que valeu nosso comprometimento. Estou orgulhosa dos meus alunos. Agradeço a Secretaria Municipal de Educação, colegas e equipe diretiva da escola, colegas de robótica, Escola Maker e o convite de Esteio”, afirma a professora.

Os clubes de robótica acontecem no contraturno das aulas, semanalmente, e tem como objetivos: fomentar a robótica educacional nas escolas em seus aspectos teóricos e práticos, a partir das concepções da abordagem Steam (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática), além do desenvolvimento do pensamento computacional em suas diversas esferas, também favorecer o desenvolvimento da autonomia e colaboração dos estudantes no processo de construção da aprendizagem, visando o desenvolvimento pessoal e coletivo. (Fonte: AI Prefeitura)

Últimas notícias

Podcasts