Cerca de 156 milhões de brasileiros estão aptos a votar no segundo turno das Eleições Gerais 2022, realizadas neste domingo, 30. Os eleitores vão decidir entre Jair Bolsonaro (PT) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para presidente; e Eduardo Leite (PSDB) e Onyx Lorenzoni (PL) para governador. Em Venâncio Aires, são 53 mil eleitores, divididos em 176 seções.
Entre os eleitores de Venâncio Aires está Terezinha do Amaral Teixeira, 82 anos, que foi acompanhada de seu neto Guilherme Teixeira Monteiro, para votar no Grêmio Recreativo Sete de Setembro, mesmo não sendo obrigada a votar, por lei. “É o meu dever de cidadã. O cidadão precisa dar seu voto consciente”, frisa.
Quem também votou nesta manhã foi a professora Naira Elizabeth da Silva da Rosa, de 46 anos, que vota na Associação Esportivo Recreativo, em Linha Mangueirão. Ela afirma que o processo foi bem tranquilo, pois não tinha fila, algo recorrente no primeiro turno. “A biometria funcionou de primeira, agora é esperar o resultado”, explica.
Para dar exemplo aos jovens, a aposentada Ilga Kist, de 92 anos, se deslocou do bairro Cruzeiro para o Colégio Oliveira Castilhos, para participar da ‘festa da democracia’. “Acho que é um direito que temos, então vou votar enquanto puder”. Ela, que nasceu antes do direito ao voto ser concedido às mulheres (fato ocorrido em 1932), afirma ter votado desde que tem esse direito, com exceção de uma vez, que estava internada no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM). “O jovem depois que fez o título não pode faltar ao voto. Sou muito ativa, faço todos os serviços, corto até a grama, era costureira. O segredo da vitalidade é não parar, com exercícios e no trabalho, sempre tenho saúde, e votar está incluso.”