Venâncio-airense participa da 52ª Ciranda Estadual de Prendas, em Rio Grande

Iniciou ontem, 18, e segue até sábado, 20, a 52ª Ciranda Cultural de Prendas, fase Estadual. Venâncio Aires e o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Erva Mate estarão representados pela 1ª Prenda Mirim da 24ª Região Tradicionalista (RT), Raqueli da Rosa, de 12 anos. O evento, que reúne as representantes de cada Região, será realizado em Rio Grande, município da atual 1ª Prenda do Estado, Giovana Martins.

Para a aluna do 7° ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Brígida do Nascimento, que já foi Prenda Bonequinha do CTG Erva Mate, a trajetória até o concurso oportunizou novas experiências. Ela conta que a preparação para a fase estadual iniciou logo após o concurso regional, que ocorreu em julho do ano passado. A filha de Glaison da Rosa e Lisiane Roberta Severo considera a prova artística como a melhor atividade da ciranda, “por ser uma mistura das coisas que eu gosto”.

Para a jovem, é preciso reconhecer e retribuir a Venâncio Aires e região todo apoio que recebeu. “Poder representar nosso município é muito gratificante”, comenta. A 24ª RT também estará representada pela 1ª Prenda Juvenil, Maria Eduarda Leidens Kunzler, que integra o CTG Querência do Arroio do Meio, da cidade de Arroio do Meio.

“Participar da Ciranda de Prendas vai ser muito divertido. Por mais que não ganhe, terei acumulado muita experiência. Vai ser algo único e especial.”

RAQUELI DA ROSA

1ª Prenda Mirim da 24ª RT

SOBRE O CONCURSO

1 A avaliação das candidatas é realizada com prova artística, que consiste em cantar, tocar ou declamar, dançar (coreografia tradicional e de salão); além de relatório de vivências; prova escrita, com questões de história, geografia, tradição, tradicionalismo e folclore do Rio Grande do Sul; mostra folclórica para as prendas, com pesquisa e entrevistas do tema proposto pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho.

2 A temática para as prendas mirins é ‘Resgatando os cânticos e cantigas do Rio Grande do Sul e de seus povos formadores’. Já para prendas juvenis e adultas o tema é ‘Joias e acessórios: o uso de joias e acessórios como legado cultural da indumentária feminina no Rio Grande do Sul’.

Número de concorrentes

• Categoria Mirim: 17
• Categoria Juvenil: 24
• Categoria Adulta: 18

Últimas notícias

Podcasts