A partir da conclusão do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) da Proteína Animal é intenção criar mais um curso de ensino superior junto ao campus da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) de Venâncio Aires. A vontade da reitoria é de abrir a graduação em Engenharia de Alimentos. A medida foi anunciada pelo reitor da Universidade, professor Rafael Henn, em entrevista ao programa Terra em Uma Hora, da Terra FM, na sexta-feira, dia 26.
Atualmente são ofertados, de forma presencial, localmente, os cursos de graduação em Administração, Direito e Ciências Contábeis e os técnicos em Enfermagem e Agropecuária. Além disso, a Unisc oferece 12 novos cursos de graduação na modalidade de educação a distância (EaD): Administração, Contábeis, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing, Processos Gerenciais, Letras Português, Pedagogia e Serviço Social.
PROTEÍNA ANIMAL
Para criação do CVT foi assinado, ainda em 2018, contrato entre Unisc e Prefeitura de Venâncio Aires. Segundo a Unisc, será o primeiro do estado voltado para esse segmento. O CVT está em fase de construção do primeiro módulo em Linha Ponte Queimada. A ‘etapa 1’ do projeto prevê construção de salas administrativas e três laboratórios.
A maior parte dos recursos vem do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações e outros recursos do dinheiro da Administração Municipal. O CVT será um espaço de cursos e pesquisas que buscam ajudar no desenvolvimento de algumas produções, como leite, gado de corte, aves, suínos, ovinos, peixes e mel.
ENGENHEIRO DE ALIMENTOS
O engenheiro de alimentos pode atuar em todas as etapas da cadeia produtiva de produtos alimentícios, desde a seleção das matérias-primas até a distribuição do produto pronto, passando pela elaboração de fórmulas, pelo processo produtivo e de armazenagem. O profissional formado em Engenharia de Alimentos estuda a produção de alimentos em escala industrial.
Este engenheiro é responsável por criar novos produtos. Ele desenvolve técnicas, maquinários e softwares para otimizar os processos produtivos. O setor da indústria alimentícia é o que mais emprega profissionais formados em Engenharia de Alimentos. O curso superior em Engenharia de Alimentos é do tipo bacharelado e dura em média cinco anos.