Turismo estará em evidência durante a 16ª Festa Nacional do Chimarrão. O ‘Espaço Turismo’ reunirá na Festa com o Sabor do Rio Grande painéis com imagens do atrativos de Venâncio Aires. O anúncio foi feito pela responsável pela Turismo na Fenachim e extensionista rural social da Emater, Viviane Röhrs, em entrevista ao programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Terra FM, desta segunda-feira, dia 2.
Ao mesmo tempo está definido que será relançado em Venâncio Aires o projeto Bergamoteando. O evento oficial da retomada do projeto será no dia 26 de maio, em uma feira que será realizada na praça da Matriz, às 9h, com todos os empreendimentos e produtores inscritos no projeto. Além disso, cada local participante também fará o seu lançamento de forma separada. O programa será realizado nos meses de junho e julho, em todos os fins de semana. Os turistas que visitarem alguma propriedade do Bergamoteando poderão consumir bergamotas já colhidas ou colher as suas próprias frutas diretamente das árvores por R$ 3 o quilo. Empreendimentos e produtores que tenham bergamota à disposição e ainda queiram participar do Bergamoteando podem entrar em contato com a Emater, pelo telefone (51) 3741-1676, até o dia 13 de maio.
O Chimanique, que atualmente é oferecido somente pela Figueira Centenária, pode, ainda neste ano, também acontecer em outros locais. O Chimanique consiste em uma cesta recheada de produtos coloniais oferecidos pela propriedade, então cada local pode montar a sua e, incluso também, sempre virá o chimarrão. O valor será variado, conforme o local e os produtos oferecidos. Os atrativos locais estão reunidos na Rota do Chimarrão, composta por empreendimentos que fazem parte da Associação de Turismo Rural Rota do Chimarrão (Aturrchim). Atualmente são 13 pontos na área rural, além dos centrais. Pelo menos mais três locais devem ser inseridos na rota até o fim de 2022. A maioria dos locais recebe os visitantes por meio de agendamento.