Ticket médio do Dia dos Namorados deve ser de R$ 180

Considerada uma das datas importantes do primeiro semestre para o calendário de vendas do varejo, o Dia dos Namorados, comemorado no próximo 12 de junho, amplia a expectativa do comércio. Uma pesquisa da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS), com consumidores de todas as regiões do estado, mostra que os apaixonados deverão investir, em média, R$ 180 no presente. Os homens dizem que irão gastar um pouco mais, confirmando que devem adquirir mais de um artigo para presentear seus amores.

Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas-VRP), Mauro Spode, a proximidade do Dia dos Namorados, combinado com a mudança do clima deverá animar as vendas. “Especialmente porque o segmento de vestuário é apontado como preferido por 41% dos consumidores ouvidos. Também pela nossa experiência, é uma data que mobiliza outros segmentos como serviços, bares e restaurantes. Ao longo dos últimos anos, o Dia dos Namorados se consolidou como uma grande oportunidade para o varejo”, aponta Spode.

Além do vestuário, o estudo mostra que o segmento de cosméticos e perfumaria aparece em segundo lugar, com 20,3% das intenções de compras; chocolates 8,6% e as tradicionais flores 7,5%. “Ainda há espaço para outros setores, porque mais de 19% dos consumidores ainda não decidiram sobre a compra. Basta a loja fazer a sua parte, estar conectada às vendas por meio das redes sociais e ferramentas digitais e focar em um bom atendimento”, recomenda o presidente do Sindilojas-VRP.

Mais de um terço dos entrevistados, 37,7%, disse que a intenção de pagamento para a compra do presente do próximo 12 de junho é à vista. O parcelamento é apontado por 20%, e destes, mais da metade manifestou a vontade de usar o cartão de crédito, em no máximo duas parcelas. “O consumidor está mais consciente. Evita o endividamento, e quando pode, opta pelo pagamento à vista. Ainda há a opção de crediário, que embora não seja a preferência da maioria, ainda é uma ferramenta de relacionamento empresa – cliente”, analisa Spode.

Homens pretendem gastar mais

Dentro do ticket médio de R$ 180, os homens ouvidos pela Fecomércio-RS disseram que irão investir um pouco mais, com a intenção inclusive de adquirir mais que um produto como presente de Dia dos Namorados. “É um dado que confirma também a nossa expectativa. Às vezes esta compra pode vir acompanhada de flores ou mais que um presente. Oportunidade para mais que um segmento de comércio”, confirma o presidente do Sindilojas-VRP, Mauro Spode.

A diferença de valor entre homens e mulheres, segundo a pesquisa, fica na casa dos 27%, pois os entrevistados do sexo masculino disseram, na média, que o total reservado para estas compras será de R$ 205,39, puxando para cima a média do ticket calculada para o Dia dos Namorados.

O estudo ainda mostra a fidelização do cliente como uma das armas para o sucesso de vendas. Um terço dos consumidores ouvidos revelou que pretende comprar na mesma loja em que o presente do Dia dos Namorados passado foi adquirido. Preço ainda é o principal critério de escolha – 49,9% – dos entrevistados elegeu ele. Mas para 23% dos clientes o atendimento é o fator crucial para a compra. “É uma relação de fidelidade e proximidade com o cliente. Isso é típico da loja física, das vendas feitas no ‘balcão’, pois perpassa a confiança, seriedade e credibilidade que a loja tem com seu cliente e vice-versa”, pontua Spode. (Fonte: AI Sindilojas)

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