O Comitê de Prevenção dos Suicídios de Venâncio Aires promoverá ações em alusão ao Setembro Amarelo. O ato simbólico de abertura da programação ocorrerá no sábado, 10, às 9h, na Travessa São Sebastião Mártir com a tradicional Caminhada pela Vida. Na oportunidade, haverá feira de serviços com a apresentação dos trabalhos realizados no município em prol da saúde mental. A programação se estenderá nos dias 16 e 28 com a realização de seminário e bate-papo.
Somente nos primeiros oito meses deste ano, cerca de duas mil pessoas buscaram ajuda no município por meio dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), sendo a maior procura nos setores que atendem crianças e adolescentes. Conforme a enfermeira e coordenadora da Saúde Mental do Município, Priscila Graziele Reginatto, o número vem crescendo desde 2020.
“O índice subiu e quase dobrou em comparação com 2020. Entretanto, se comparado com o mesmo período do ano passado, os números apresentaram paridade, mas tiveram alta, principalmente, no infantil e no adolescente”, diz a enfermeira e coordenadora da Saúde Mental do Município, Priscila Graziele Reginatto.
Além disso, neste ano, o Comitê de Prevenção dos Suicídios de Venâncio Aires leva o projeto “Informar e Prevenir” para as escolas e para as empresas do município. Dessa forma, desde março, dois dias de cada mês são dedicados para a realização de palestras, abordando temas, como comportamento suicida, bullying, autolesão, transtornos mentais, luto e entre outros assuntos.
“Ano passado, a atividade abrangeu profissionais da saúde e da segurança pública. Neste ano, se buscou envolver as escolas e as empresas porque a saúde mental do município precisa ser ampla, todos precisam estar dispostos e preparados para acolher essa demanda e saber o que fazer com ela”, comenta Priscila Reginatto.
A orientação do município é para que o cidadão que precisa de ajuda busque atendimento em uma das unidades de saúde mais próxima de casa. Os profissionais estão preparados para o atendimento e, posterior, encaminhamento aos serviços de saúde mental da cidade. Também há o número 188 do Centro de Valorização da Vida (CVV).
Programação completa:
Sábado, 10 de setembro
9h- Caminhada e feira de serviços
Local: em frente à Igreja Matriz
Sexta-feira, 16 de setembro
13h – Seminário
Diálogo para todos: ações de promoção da vida
Local: Câmara de Vereadores – vagas limitadas
Quarta-feira, 28 de setembro
8h- Conversando com os médicos
Local: sala de reuniões da Secretaria da Fazenda (Fonte: AI Prefeitura)