Piloto de balão desde 2015, o venâncio-airense Sergio Jung contabiliza mais de 800 horas de voo e é o anfitrião do evento em Venâncio Aires, que já teve edições em 2017, 2018, 2019 e 2023. Ele considera que este “será um dos melhores festivais já realizados no município”. O 5º Festival de Balonismo inicia nesta terça-feira, 19, e segue até o domingo, 24. O evento tem entrada gratuita e é uma realização do jornal Folha do Mate, Rádio Terra FM e Prefeitura de Venâncio Aires. Além disso, tem como apoiadores a Jung Balonismo e a Federação Gaúcha de Balonismo (FGB).
Ao longo da programação, os 15 pilotos vão realizar voos contemplativos e participar de provas de balonismo. Segundo o diretor técnico do evento e das competições, Ricardo Lima, as provas ocorrerão no sábado, 23, e domingo, 24, no nascer do sol, por volta das 6h, e no sábado à tarde, por volta das 17h. No domingo à tarde ocorrerá um voo festivo.
Estão previstas provas físicas e virtuais. Lima explica que, na prova virtual, são determinados pontos do município com coordenadas onde cada piloto deve passar, usando o vento para direcionar o balão. Também deve ocorrer a chamada caça-raposa, quando um balão (raposa) decola primeiro e 5 minutos depois decolam os demais e vence aquele que se aproximar mais da raposa. Haverá premiação para os três primeiros colocados.
Sergio Jung ressalta a expectativa para o evento e o quanto Venâncio tem se tornado referência no assunto. “Estamos ansiosos para mais um evento e acompanhando as previsões do tempo, e a perspectiva é de que teremos um final de semana maravilhoso no município. Teremos a vinda de 15 balões de vários lugares do Brasil. Um dos grandes destaques será o balão do Cristo, que estará a primeira vez na região”, comenta Jung.
Experiência completa para a região
O diretor da Terra FM, Daniel Heck, destaca a expectativa para o evento, que deve atrair visitantes de fora, além de moradores de Venâncio Aires. “Este ano, queremos proporcionar uma experiência ainda mais completa e emocionante, com novas atrações, infraestrutura aprimorada e, claro, a participação de grandes balonistas. Nossa equipe está trabalhando intensamente para garantir que tudo esteja perfeito e que o evento seja um marco para a cidade e para os visitantes que vêm prestigiar esse espetáculo. Esperamos que a previsão do tempo colabore para termos dias de Parque do Chimarrão lotado”, ressalta.
O diretor administrativo da Folha do Mate, Ricardo Silberschlag, ressalta que a expectativa para mais uma edição do evento é maravilhosa. “Vamos fazer mais um grande evento de balonismo, já tradicional e bonito para o público, com muitas atrações e eventos paralelos.”
A cereja do bolo, segundo Silberschlag, são, sem dúvidas, os balões, e em um ano de retomada da economia após a tragédia climática de maio, ele enfatiza a vinda do balão shape do Cristo, que, de forma simbólica, possa trazer proteção a todos com a sua apresentação, assim como os demais. Além disso, ele destaca os shows regionais e nacionais, e as novidades do evento. “Esperamos receber um grande público, superar o número do ano passado e chegar a 50 mil pessoas no Parque, que estará bonito e colorido. Venâncio e região merecem”, completa.
Curiosidades
- Os voos de balão ocorrem sempre no início da manhã e ao entardecer, já que estes são considerados os melhores horários, com menos vento e temperatura amena.
- R$ 180 mil é o custo aproximado de fabricação de um balão de ar quente.
• Os balões de ar quente foram inventados pelos irmãos franceses Jacques e Joseph Montgolfier em 1783. Eles realizaram o primeiro voo bem-sucedido de um balão em Annonay, na França, por cerca de 10 minutos.