Semma de Venâncio visita escolas e realiza oficina na Semana Nacional da Compostagem

Mais da metade do que é produzido de resíduos nas casas é orgânico e pode retornar em forma de nutrientes para a terra. Na Semana Nacional da Compostagem, de 7 a 13 de maio, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) reforça a importância das composteiras domésticas nas residências. A convite da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Narciso Mariante de Campos, em Linha Tangerinas, o secretário Nilson Lehmen e a fiscal ambiental Carin Gomes conduziram uma oficina de composteira.

O educandário do interior do município tem debatido o tema para um trabalho escolar. Durante a oficina os profissionais ensinaram a fazer a montagem da estrutura com a utilização de baldes, e a escola realizou a decoração dos materiais. As turmas de pré e de 2°, 3°, 4° e 5° anos participaram da atividade. Na oportunidade, foram instaladas duas composteiras com minhocas – para a produção de biofertilizante – e uma pequena transparente, que permite a visualização de todo o processo de decomposição dos resíduos orgânicos pelos alunos.

Os estudos realizados na escola serão utilizados para o projeto minhocário ‘A mágica das Narcisetes: Transformando e Reciclando’ das turmas de 2° e 3° anos, coordenado pela professora Cláudia Luana Santiago Lenhart. “Essa é uma maneira educativa e lúdica de ensinar as nossas crianças a ter o cuidado com o meio ambiente. Com isso, eles também incentivam os pais a fazerem a compostagem em casa”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Nilson Lehmen.

Durante o ano de 2021, a Prefeitura entregou 1900 composteiras, através do Programa de Compostagem Doméstica. Em 2022, a iniciativa foi ampliada e possibilitou a participação de mais 151 famílias e entidades. Ao todo, foram mais de 2 mil beneficiários nas duas edições. A ação para este ano está sendo planejada. A utilização de composteira concede desconto no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

A compostagem é realizada com o depósito de restos de alimentos orgânicos, que se transformam em adubo. É um processo biológico para o enriquecimento do solo, utilizado na jardinagem e na agricultura. Com a realização do processo, um volume muito grande de resíduos deixa de ser enviado para o aterro sanitário. O que significa ganhos ambientais e também econômicos.

Foto: AI Prefeitura

Fonte: AI Prefeitura

Últimas notícias

Podcasts