Semana do Imigrante e Refugiado em Venâncio Aires: Histórias de coragem e resiliência

A história dos 132 anos de Venâncio Aires é marcada pela chegada de centenas de imigrantes de diversas origens, em busca de uma nova vida, trabalho e oportunidades. Desde 2021, quando foi instituída a Política Municipal de Acolhimento e Atendimento para Imigrantes, Apátridas e Refugiados, a Capital do Chimarrão já recebeu 918 cidadãos. Apenas neste ano, 76 pessoas escolheram o município como o novo lar. São histórias inspiradoras, marcadas pela coragem e pela resiliência e que têm esta semana como homenagem.

Uma dessas histórias é de Paola Vivas. A jovem, de 21 anos, e seus pais deixaram a Venezuela há 6 anos, em busca de segurança e estabilidade. Em Venâncio Aires, eles receberam auxílio, fizeram curso de português e participaram de grupos de integração. “Os venâncio-airenses, desde o primeiro dia, foram muito receptivos. Recebemos doações de tudo, roupa, cobertas, eletrodomésticos, calçados e comida. Também recebemos muitas vagas de emprego. Isso foi de bastante ajuda para recomeçar nossas vidas aqui. Até já podemos nos chamar de venâncio-airenses.”

Outro exemplo inspirador é de Guillermo, um imigrante venezuelano que chegou a Venâncio Aires há três anos em busca de um futuro melhor. “Por pensar diferente, eu fui ameaçado e perseguido. A situação estava perigosa para mim e para os meus familiares. Vim para o Brasil e gostei deste município pela paz, pela tranquilidade, pela economia e pelos empregos. Aqui, recebemos muito apoio.” Agora já estabelecido no município, ele trouxe o restante da família para morar na Capital do Chimarrão.

Com o objetivo de acolher os cidadãos, a Prefeitura, através da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social, auxilia na documentação dos imigrantes, faz encaminhamentos, presta assistência psicológica e profissional, oferta cursos de português e de costura e oportuniza a integração através de grupos. “Somos muito felizes com os cidadãos que chegam em nosso município. São pessoas que se empenham, que tem um convívio social e comunitário muito adequado e se integraram muito bem a nossa comunidade venâncio-airense”, destacou o prefeito Jarbas da Rosa.

Fonte: AI Prefeitura

Últimas notícias

Podcasts