A Secretaria de Saúde de Venâncio Aires disponibiliza a vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) para meninos e meninas entre 9 e 14 anos. A aplicação da vacina está sendo realizada nesta quarta-feira, 26, na Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Cônego Albino Juchen (CAJ). A vacina atua na prevenção do câncer do colo do útero e do câncer de pênis.
A iniciativa é uma recomendação da Secretaria Estadual de Saúde em alusão ao Outubro Rosa. De acordo com a enfermeira responsável pelo setor de imunizações de Venâncio Aires, Janete de Souza, a intenção é dar continuidade à ação e disponibilizar as doses em outras escolas, com aviso prévio da direção aos pais ou responsáveis.
A dose contra o HPV está disponível no calendário do Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2014. Desde então, a vacinação está disponível nas unidades de saúde com sala de imunização dos municípios durante o ano inteiro. Para a aplicação da dose é preciso apresentar a carteira de vacinação e o cartão do SUS. (Fonte: AI Prefeitura)