Está em vias de ser criada uma nova equipe de trabalho junto da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social de Venâncio Aires. Trata-se de uma equipe que ficará responsável por revitalizar e proteger fontes de água de famílias do interior, que se encontram principalmente em vulnerabilidade social.
A medida foi anunciada pelo secretário da pasta, o advogado Ricardo Bergmann Landin (União Brasil), em entrevista ao programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Terra FM, desta quarta-feira, dia 25. O secretário destacou que projeto de lei seguirá nos próximos dias para a Câmara de Vereadores para garantir a criação da nova frente de trabalho da pasta.
Ele estima que num primeiro momento serão contratados dois profissionais para a execução das obras. Já é de responsabilidade da secretaria a distribuição de caixas de água, em conjunto com a Defesa Civil, para famílias carentes. Já foram distribuídas 60 caixas de 500 mil e de sete mil litros, mas o número de famílias alcançadas é maior, já que tem casos que um reservatório consegue atender mais do que uma família.
A revitalização e proteção das fontes de água leva o apoio do Comitê das Nascentes do Arroio Castelhano e do Programa de Recuperação das Nascentes, que é desenvolvido em Venâncio Aires com recursos dos Rotary Club Venâncio Aires e Rotary Chimarrão, Sicredi e empresários.
Da mesma forma chancelam a iniciativa as empresas jornalísticas Folha do Mate e Terra FM que desde 2021 mantém o projeto ‘Nascentes – Nossa água, nosso futuro‘, que levanta a bandeira para a necessidade de preservação dos recursos hídricos.