O uso consciente de energia é, sem dúvida, uma das formas mais eficientes onde todos saem ganhando. Contudo, o hábito do consumo eficiente torna-se ainda mais importante no inverno, época em que as temperaturas caem e o consumo de energia cresce expressivamente. A medida foi destacada pelo consultor de Negócios da RGE, Cristiano Guedes da Silva, em entrevista ao programa Terra em Uma Hora, da Terra FM, desta sexta-feira, dia 15.
Silva ressaltou que nessa época, que os banhos ficam mais quentes, o que exige maior potência dos chuveiros elétricos para aquecimento da água. O chuveiro elétrico é o aparelho que mais consome energia em uma residência. Ao utilizá-lo no modo “inverno”, o acréscimo no consumo é de até 30% em relação ao modo “verão”. Cresce também a necessidade de aquecimento dos ambientes por meio de aquecedores ou condicionador de ar e, também, maior uso em secadoras de roupas e ferros elétricos, devido às condições climáticas, com chuvas e menor radiação solar.
A geladeira compete com o chuveiro como um dos equipamentos que mais consomem energia em uma residência. Ela representa, em média, de 15% a 20% do valor da sua conta. Para este caso, a dica é instalar a geladeira em local bem ventilado, não encostando em paredes ou móveis, longe de raios solares e fontes de calor, como fogões e estufas. Nunca utilize a parte traseira da geladeira para secar panos ou roupas. Degele e limpe a geladeira com frequência e não se esqueça de manter as borrachas de vedação da porta em bom estado. Se for comprar uma geladeira nova, também procure modelos com a tecnologia inverter, que economizam cerca de 40% – 50% se comparado aos modelos convencionais.