Inicia na quarta-feira (16) e se estendem até o domingo, 20, dia da Consciência Negra, as atividades da Semana Municipal da Consciência Negra, em Venâncio Aires. Organizada pelo Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial (Compir), Gabinete da Vice-prefeita Izaura Landim e as secretaria municipais de Cultura e Esportes e de Educação, a programação inclui diversas atividades, como exibição de documentários, palestras, lançamento de livro, ações de saúde e apresentações artísticas integram as programações. Destacaram em entrevista ao programa Terra em Uma Hora, da Terra FM, a vice-prefeita de Venâncio Aires, Isaura Landim, e a diretora da ONG Alpgforria e integrante do Compir, Ana Lucia Landim.
Confira a programação:
16 de novembro
• 20 horas – Programação especial marcando o retorno das atividades da Sociedade Négo, na sede da entidade.
17 de novembro (quinta-feira)
• 8h30 – Encontro “UBUNTU: a essência do coletivo na construção de uma sociedade antirracista” e exibição do documentário “Maternidade racial”, de Fernanda Landim (Coletivo Agbára), na Câmara de Vereadores – programação coordenada pela Secretaria de Educação, voltada a professores da rede municipal;
• 19 horas – Lançamento do livro “21 Textos para discutir racismo em sala de aula”, na Biblioteca Pública Cáa Yari, promoção: ONG Alphorria.
18 de novembro (sexta-feira)
• 19h30 – Exibição do documentário “Emicida: AmarElo”, na Câmara Municipal de Vereadores, promovido pelo Gabinete da Vice-Prefeita.
19 de novembro (sábado)
• Das 8h30 às 11h30 – Atividades de saúde, na raça Henrique Bender, promovido pela ONG Alphorria, em parceria com a Unisc
• 9 horas – Programa “Tua Vida Melhor”, com transmissão pelo Facebook da Prefeitura e pela Rádio RVA.
20 de novembro (domingo)
• 12 horas – Almoço beneficente, na Sociedade Négo, promovido em parceria com Aapecan Lajeado;
- 15 horas – Aquilombamento, no Parque do Chimarrão com as seguintes atividades:
- Apresentações artísticas, com a corte do Carnaval MUnicipal
- Ong Coat : Grafite de personalidade negra
- Dança de Rua – Lucas Brown e Pavão
- Capoeira com ONG Cidadã
- Banda Alphorria
- Roda de Samba
- Presença da Kombi Literária da Secretaria Municipal de Educação presente com livros infantis para leitura no local
- Mateada com a presença da Escola do Chimarrão