Reservação de água, irrigação e piscicultura na pauta do novo presidente da Assembleia

Nesta quarta-feira, 31, às 14h, ocorre a posse da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O deputado Adolfo Brito, do Partido Progressistas, tomará posse na presidência e terá Paparico Bacchi, do PL, como vice-presidente da Casa.

Natural de Sobradinho, cidade onde foi prefeito, Brito já acumula oito mandatos consecutivos como deputado estadual. Conforme o futuro presidente da Assembleia, a pauta de trabalho escolhida para nortear o trabalho no Parlamento gaúcho é ‘Reservação de Água, Irrigação e Piscicultura’. O objetivo é viabilizar a prevenção dos efeitos das frequentes estiagens no Rio Grande do Sul. Segundo o parlamentar, os períodos de seca acarretam em danos para as propriedades rurais e refletem diretamente na economia dos municípios gaúchos. Também é meta do deputado, apoiar ações que ajudem a incentivar a permanência dos jovens no interior. “Nós queremos manter um trabalho forte na agricultura. Os agricultores precisam do nosso apoio. Vamos trabalhar para ampliar a produção de milho, das pastagens, da soja, carne, ovos, suínos e leite. Aumentando a produção, com certeza conseguiremos estancar a saída do jovem do interior”, disse o deputado, em entrevista ao programa Terra em Uma Hora, da Rádio Terra FM.

“Temos um grande número de propriedades com pessoas mais velhas, já aposentadas, produzindo apenas para o sustento da família. Queremos destravar as questões relacionadas à reservação da água e da irrigação e também apoiar a piscicultura. Vai ser nossa meta trabalhar para ampliar a produtividade”, completou.

UNIÃO DE ESFORÇOS
Para garantir um trabalho efetivo, o deputado defende um projeto coletivo, com apoio do Executivo, Poder Judiciário, Ministério Público, secretarias de Governo, bem como, representantes de entidades da sociedade civil. “Queremos compor um projeto em que a ponta principal é viabilizar que a propriedade rural que precisa reservar água, possa ter essa condição via legislação. É um trabalho que consiste em agrupar todas essas forças para viabilizar e, a partir daí, ter o Estado que desejamos, um Estado que tenha prevenção contra as estiagens”, frisou.

Últimas notícias

Podcasts