Representantes da cadeia produtiva do tabaco se reúnem com o vice-presidente Geraldo Alckmin nesta terça

Durante a primeira reunião da subcomissão da Assembleia Legislativa em defesa do setor produtivo do tabaco e de acompanhamento da COP 10, realizada na sexta-feira, 16, em Santa Cruz do Sul, o deputado estadual Elton Weber (PSB), informou sobre uma agenda de representantes da cadeia produtiva do estado em Brasília.

A reunião, prevista para esta terça-feira, 20, às 16h30min, será com o vice-presidente do Brasil Geraldo Alckmin (PSB), que também é ministro da Indústria e Comércio Exterior. A audiência foi intermediada pelo deputado federal Heitor Schuch (PSB-RS). A principal pauta do encontro será a 10ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, que ocorre no Panamá em novembro.

Conforme a assessoria de imprensa de Schuch, acompanhado pela representação do setor produtivo – Sindifumo, Afubra, Fetag/RS, Abifumo e Amprotabaco – o parlamentar reforçará a importância do setor para a economia do país e para a agricultura familiar. Esses dados estarão em um documento que será entregue pela comitiva, como forma de sensibilizar a delegação brasileira que participará da COP 10.

Durante o evento internacional, voltará a ser discutida, em âmbito mundial, novas regras para a produção de tabaco e uma possível exigência de diminuição da área plantada. “O Governo Federal precisa levar em conta que a fumicultura é uma cultura consolidada, que envolve diretamente mais de 128 mil famílias de produtores, gera milhares de empregos e é a base da economia de 488 municípios da Região Sul do Brasil”, ressalta o deputado.

“O ministro Alckmin é conhecido pela sensatez, tanto que atendeu nosso pleito e aceitou ouvir o setor. Nossa expectativa é de que ele possa ser nosso interlocutor, dentro ao governo, em favor da fumicultura essa atividade que é fundamental para economia do país, fonte de desenvolvimento, emprego e receita na agricultura e na cidade”, destaca.

Também participarão da audiência em Brasília a prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, Sérgio Reis, e o deputado estadual Elton Weber, representando a subcomissão em defesa do setor do tabaco e acompanhamento da COP 10 da Assembleia Legislativa.

Campanha

O grupo também vai manifestar repúdio à campanha ‘Plante comida, não plante tabaco’ divulgada pelo Ministério da Saúde. Para Schuch, não é criminalizando os produtores que vai se reduzir o tabagismo. Pelo contrário, esse tipo de ação, no entendimento do deputado, só favorece o contrabando que hoje abastece o mercado nacional com cigarro ilegal vindo principalmente do Paraguai.

Inclusive, os participantes do primeiro encontro sobre a COP 10 realizado em Santa Cruz na última sexta aprovaram o envio de uma moção de repúdio ao Ministério da Saúde sobre a campanha ‘Plante comida, não plante tabaco’, veiculada pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). “Será enviada ao Ministério para que se tire esse tipo de vídeo do ar e, inclusive, coloque um esclarecimento ou uma posição sobre o que aconteceu”, comentou o deputado estadual Elton Weber.

* Com informações da assessoria de imprensa do deputado Heitor Schuch

Últimas notícias

Podcasts