Ao avaliar o anúncio do governo brasileiro de que irá retomar o Programa de Diversificação de Cultivos em Áreas Produtoras de Tabaco, a secretária-executiva da Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro sobre Controle do Uso do Tabaco e de seus Protocolos (Conicq), Vera Costa e Silva, observou que a diversificação é uma das premissas do artigo 17 da convenção e comemorou o anúncio.
“A gente sabe que há muitos fumicultores que plantam o tabaco porque não têm outra alternativa”, disse ela. A notícia da retomada do programa, em âmbito federal, ocorreu na noite de ontem, na Cidade do Panamá, em meio à realização da Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco.Conforme ela, essa iniciativa mostra que o governo federal quer dar alternativas a esses plantadores, garantir assistência técnica e financiamento para essa diversificação.
De acordo com a secretária-executiva, que já foi chefe do secretariado da Convenção-Quadro no âmbito da Organização Mundial da Saúde, esse anúncio não tem influência nas discussões da COP, embora tenha sido feito em meio ao evento. “Essa é uma notícia para o produtor brasileiro. É o governo cuidando da parte mais frágil da cadeia produtiva do tabaco, porque o que a gente espera é exatamente isso, que se cuide desses plantadores, a gente se importa muito com eles e quer muito que eles realmente tenham acesso a alternativas”, finalizou.
Um convite para visitar o Rio Grande do Sul
De forma inédita, o Governo do Estado enviou à Cidade do Panamá um representante, o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini. Também na lista das lideranças impedidas de participar da Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, Santini vem liderando reuniões junto com deputados estaduais e federais a fim de garantir, de forma paralela, acesso a informações do evento.
Na terça-feira, 6, à noite, durante uma reunião com membros da delegação do Brasil na COP, realizada em um hotel, no centro da Cidade do Panamá, Santini conversou com a secretária-executiva da Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro sobre Controle do Uso do Tabaco e de seus Protocolos (Conicq), Vera Costa e Silva.
Em um conversa informal, além de destacar as iniciativas do Governo gaúcho em apoio à agricultura familiar e evidenciar o trabalho da Emater, o secretário convidou Vera Costa e Silva a verificar ‘in loco’ a imporância do agronegócio no Rio Grande do Sul e sugeriu, inclusive, que ela conheça alguma feira voltada ao agro gaúcho, citando como exemplo a Expodireto Cotrijal, no município de Não-Me-Toque.