Quatro escolas de Venâncio Aires recebem a doação de 1,2 mil livros

Investir em educação é investir no futuro. Essas foram as palavras do prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, durante a entrega de 1,2 mil livros para quatro escolas do município, por meio de projeto liderado pela Alliance One e pela China Brasil Tabacos. O programa é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, através do Projeto Baú Literário, que integra o programa Abre Aspas, das duas empresas. O ato ocorreu na tarde desta quinta-feira, 6, na Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Adelina Isabela Konzen, em Vila Estância Nova.

Além da escola Adelina, os livros foram repassados a mais três educandários: EEEM Sebastião Jubal Junqueira, de Vila Deodoro, a Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Cristiano Bencke, de Linha Brasil, e a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Coronel Thomaz Pereira, de Linha Taquari Mirim. Para participar, as escolas elaboraram projetos descrevendo seus objetivos e as formas de utilização dos livros no dia a dia escolar.

Os educandários foram contemplados com livros infantis, infanto-juvenis e de literatura em geral. Cada instituição recebeu 300 livros, incluindo exemplares em braile e libras, além de jogos educativos. Para complementar a ação do projeto, foram oferecidas contações de histórias e oficinas de dramatização literária de forma gratuita.

A analista de Comunicação e Responsabilidade Social da Alliance One, Daiane Aguirres, explica que o programa existe desde 2016, no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. “Levantamos a bandeira da educação, acreditamos que, por meio desta, incentivamos a leitura entre os jovens. E, também, acreditamos no poder transformador da educação e leitura, contribuindo com milhares de crianças e jovens”, destaca. Daiane reitera que o projeto seguirá. Este ano serão mais quatro baús como este, em outros municípios da região Sul do país. Para 2023, segundo ela, está prevista a continuidade do programa.

Últimas notícias

Podcasts