Por Carlos Dickow/Folha do Mate
A polêmica do feriado do aniversário de Venâncio Aires, ao que tudo indica, terá o seu desfecho na sessão da Câmara de Vereadores da próxima segunda-feira, 22. O último capítulo estava anunciado para esta segunda-feira, 15, mas, de última hora, a decisão foi adiada. De autoria de Benildo Soares (Republicanos), o Projeto de Lei número 018, que prevê o feriado do dia do Município no dia 11 de maio, e não mais em 25 de julho, como ocorre atualmente, constava na Ordem do Dia. Foi colocado em discussão e alguns parlamentares chegaram a encaminhar seus votos, no entanto, um pedido de vista do vereador Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB), acabou postergando o ‘gran finale’ para a semana que vem.
Muchila, que já se declarou favorável à proposta, justificou o pedido afirmando que alguns colegas estariam indecisos para a votação. Apesar do adiamento da decisão, as manifestações da reunião da semana mostram que é muito provável que a matéria seja aprovada. Isso porque sete vereadores já abriram seus votos a favor do PL 018: César Garcia (PDT), Benildo Soares (Republicanos), André Puthin (MDB), Eligio Weschenfelder (PSB) e os petebistas Renato Gollmann, André Kaufmann e Diego Wolschick. Além disso, três parlamentares – Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT), Claidir Kerkhoff Trindade (União Brasil) e Claudete Cittolin (PSD) – estão convictas dos votos contrários em relação ao PL.
Com isso, o resultado dependerá do posicionamento dos quatro vereadores que seguem em dúvida a respeito do tema: Samuel Gisch (PDT), Sandra Wagner (PSB) e Ezequiel Stahl e Clécio Espíndola, o Galo, ambos do PTB. Em caso de um empate em 7 a 7, o presidente da Mesa Diretora da Câmara, Gerson Ruppenthal (PDT), é quem terá de decidir a votação. No momento, ele prefere não comentar sobre a polêmica.
A diretora-geral da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, Alexandra Silveira, afirma que a única possibilidade de o projeto não ir a votação na próxima sessão legislativa é em caso de o proponente optar pela retirada da matéria. Em relação ao pedido de vista, ela destaca que só pode ser concedido uma vez.
Saiba como estão os votos clicando aqui.