Projeto do feriado de 11 de maio será votado na Câmara na próxima sessão

Por Carlos Dickow/Folha do Mate

A polêmica do feriado do aniversário de Venâncio Aires, ao que tudo indica, terá o seu desfecho na sessão da Câmara de Vereadores da próxima segunda-feira, 22. O último capítulo estava anunciado para esta segunda-feira, 15, mas, de última hora, a decisão foi adiada. De autoria de Benildo Soares (Republicanos), o Projeto de Lei número 018, que prevê o feriado do dia do Município no dia 11 de maio, e não mais em 25 de julho, como ocorre atualmente, constava na Ordem do Dia. Foi colocado em discussão e alguns parlamentares chegaram a encaminhar seus votos, no entanto, um pedido de vista do vereador Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB), acabou postergando o ‘gran finale’ para a semana que vem.

Muchila, que já se declarou favorável à proposta, justificou o pedido afirmando que alguns colegas estariam indecisos para a votação. Apesar do adiamento da decisão, as manifestações da reunião da semana mostram que é muito provável que a matéria seja aprovada. Isso porque sete vereadores já abriram seus votos a favor do PL 018: César Garcia (PDT), Benildo Soares (Republicanos), André Puthin (MDB), Eligio Weschenfelder (PSB) e os petebistas Renato Gollmann, André Kaufmann e Diego Wolschick. Além disso, três parlamentares – Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT), Claidir Kerkhoff Trindade (União Brasil) e Claudete Cittolin (PSD) – estão convictas dos votos contrários em relação ao PL.

Com isso, o resultado dependerá do posicionamento dos quatro vereadores que seguem em dúvida a respeito do tema: Samuel Gisch (PDT), Sandra Wagner (PSB) e Ezequiel Stahl e Clécio Espíndola, o Galo, ambos do PTB. Em caso de um empate em 7 a 7, o presidente da Mesa Diretora da Câmara, Gerson Ruppenthal (PDT), é quem terá de decidir a votação. No momento, ele prefere não comentar sobre a polêmica.

A diretora-geral da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, Alexandra Silveira, afirma que a única possibilidade de o projeto não ir a votação na próxima sessão legislativa é em caso de o proponente optar pela retirada da matéria. Em relação ao pedido de vista, ela destaca que só pode ser concedido uma vez.

Saiba como estão os votos clicando aqui.

Últimas notícias

Podcasts