A vereadora Claidir Kerkoff Trindade (União Brasil) apresentou ao prefeito Jarbas da Rosa e à coordenadora de Saúde Mental do Município, Priscila Reginatto, a proposta de criação do Programa Municipal de Práticas Integrativas e Complementares e de Educação Popular em Saúde. Apesar da promoção de práticas medicinais alternativas, como acupuntura, homeopatia, musicoterapia e reiki já ser uma realidade na rede pública de saúde de Venâncio Aires, o objetivo da vereadora é transformar o programa em Lei, garantindo assim sua continuidade pelos próximos anos e a destinação efetiva de recursos e profissionais na área.
De acordo com a vereadora, a proposta de criação do programa será apresentado ao Legislativo nas próximas sessões e espera o apoio da base governista para sua aprovação. “Com dezenas de estudos que confirmam a eficácia destas práticas que promovem a saúde e reduzem o uso de medicamentos, a gente acredita que elas podem trazer um grande auxílio ao SUS, reduzindo custos, prevenindo doenças e humanizando os vínculos terapêuticos”, destacou a vereadora Claidir.
O prefeito Jarbas da Rosa de pronto apoiou o projeto e destacou que a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece e incentiva a regulamentação destas práticas. O prefeito e médico lembrou ainda que integra seu Plano de Governo a ampliação de práticas integrativas junto às Unidades de Saúde de Venâncio Aires.
O Projeto de Lei que será avaliado pelos vereadores da Capital do Chimarrão insere 29 Práticas Integrativas e Complementares ao Programa Municipal. (Fonte: AI Prefeitura)